Bateram no meu carro e fugiram, o que fazer?
Certas situações no trânsito são inevitáveis. Bons motoristas normalmente se preocupam com a segurança de todos que estão ao redor, mas nem sempre conseguem se proteger de infratores, que muitas vezes não se responsabilizam por seus atos e não se atentam às regras e sinalizações.
Imagine a situação: “bateram no meu carro e fugiram, o que devo fazer agora?”. Esse cenário é mais comum do que muitos imaginam e ter um conhecimento sobre as ações necessárias nesse momento, é importante para que você, como motorista, possa se resguardar.
Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas para você saber o que fazer em situações como essa. Continue a leitura e saiba mais!
Mantenha a calma, ainda que seja difícil
No trânsito, principalmente quando ocorrem acidentes, existe uma premissa muito importante: a segurança e a vida das pessoas. Imprevistos podem acontecer e é comum que as nossas emoções estejam à flor da pele, mas é importante que você tenha clareza sobre a situação onde as pessoas se encontram.
Estão bem ou estão feridas e precisam de socorro? Em casos de emergência, não deixe de chamar o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Emergência) e de acionar a polícia para o registro do boletim de ocorrência.
Acione testemunhas locais e faça um B.O
Se bateram no seu carro e fugiram, saiba que infringiram a lei. A fuga após a batida é uma atitude ilegal, prevista no Código de Trânsito Brasileiro, que penaliza com até 1 ano de detenção. Quem comete ato semelhante pode, inclusive, ser processado judicialmente por lesão corporal.
O fato é que, infelizmente, isso pode ocorrer a qualquer momento, sendo importante que você busque por testemunhas que presenciaram o acontecido e possam ajudar a registrar o ocorrido. Muitas vezes, por fotos e vídeos, é possível identificar a placa do outro carro, por exemplo. Então, é interessante verificar se há câmeras instaladas em prédios ou casas localizadas no entorno.
Conforme já comentamos, é importante fazer o Boletim de Ocorrência e quando possível, ir à delegacia para receber novas orientações. É nesse momento que você decidirá se deseja ou não seguir com uma ação judicial.
Faça um seguro auto e se proteja conta incidentes
Independentemente de qualquer situação que envolva incidentes com o seu carro, é fundamental lembrar que contar com um seguro auto proporcionará mais tranquilidade e segurança. Esse é um investimento que pode evitar muitas dores de cabeça e gastos inesperados.
Assim, se alguém bater em seu carro e fugir, basta acionar a seguradora para obter auxílio e minimizar os prejuízos. É sempre interessante lembrar que o seguro auto não serve apenas para situações de sinistro, mas também, dependendo das cláusulas do contrato, pode ajudar em manutenções, como troca de pneus, carga em bateria ou em pequenas ocorrências, quando é necessário acionar o guincho.
Como foi possível verificar, a dúvida que gera o questionamento “bateram no meu carro e fugiram, e agora?” é muito mais comum do que se imagina e a legislação resguarda os motoristas em situações semelhantes. Contudo, é sempre bom contar com o seguro auto para que os prejuízos sejam menores e para que todos tenham mais segurança.
Agora que você já sabe o que fazer em situações como essa e entendeu a importância de ter um seguro auto, leia também o artigo que explica a vistoria prévia e como esse processo pode ser fundamental para a sua segurança!