Bateria do carro: 3 cuidados essenciais!
Da forma como percebemos, poucos componentes são tão importantes quanto a bateria do carro. Pensando nisso, preparamos este texto exclusivo, com o objetivo de apresentar algumas informações cruciais sobre essa peça, que é fundamental para uma boa experiência com o seu veículo.
Neste conteúdo, reunimos as dúvidas mais frequentes sobre o tema. Aqui, você entenderá como funcionam as baterias automotivas, quais os principais cuidados com esses componentes e, por último, mas não menos importante, quando é necessário fazer a sua troca. Então, continue a leitura para saber mais!
Como funciona a bateria do carro?
Antes de tudo, é importante destacar que estamos falando das baterias automotivas tradicionais, ou seja, aquelas que equipam os veículos a combustão, e não os modelos completamente elétricos. Pois bem, a melhor forma de entender esse componente é como um reservatório de energia química.
Grande parte das opções presentes no mercado são baterias de lítio, capazes de converter essa reserva química em energia elétrica, para, então, redistribuir a carga para os sistemas eletrônicos do automóvel, colaborando tanto para a partida como para o restante da experiência com o veículo.
Quais os 3 principais cuidados com a bateria do carro?
A preservação de um veículo vai muito além de atender as datas previstas para sua manutenção. Afinal, a melhor forma de garantir a durabilidade de um automóvel é combinando atenção com ações preventivas — o que vai muito além de apenas examinar barulhos no carro, pois exige a adoção de boas práticas para evitar seu desgaste.
1. Desligue tudo antes de dar a partida
A ignição é um momento que exige muito da bateria. Por isso, é recomendável desligar todos os componentes elétricos antes da partida, como rádio, ar-condicionado e afins. Em modelos mais recentes, o próprio carro faz isso, interrompendo o funcionamento desses componentes para uma ignição mais segura.
2. Respeite a capacidade energética da bateria
Baterias têm limites, assim como qualquer outro componente elétrico. Por isso, é importante ter consciência durante a personalização do seu modelo, visto que alguns acessórios podem ser nocivos à performance do componente, tanto por drenarem muita energia como pela falta de compatibilidade.
3. Evite deixar o veículo ocioso por muito tempo
É importante circular com o veículo pelo menos uma vez por semana, ou ao menos ligar o motor por um breve período. Assim, a bateria é recarregada e você evita seu esgotamento. Afinal de contas, mesmo com o carro desligado, vários componentes seguem funcionando, como o sistema de alarme, a central multimídia e afins.
Quando é necessário trocar a bateria?
A saúde da bateria, assim como muitas outras análises, é uma das inspeções realizadas durante a revisão do carro. Por isso, é imprescindível atender às revisões periódicas, pois essa disciplina garante que você esteja sempre rodando com um modelo seguro, livre de desgaste e com ampla durabilidade.
Além disso, é válido notar que a bateria tem um arco de desgaste. Geralmente, a vida útil desse componente está entre dois e três anos. Para uma resposta ainda mais precisa, é interessante consultar o manual do seu veículo ou da sua bateria, caso já tenha realizado uma troca nos últimos anos. Por fim, é fundamental que tanto a troca como as revisões sejam realizadas em um ambiente de sua confiança.
Agora que você conhece as principais curiosidades sobre a bateria do carro, entenda os riscos de circular com um veículo sem seguro!