comprovação de renda para consorcio

Como funciona a comprovação de renda para consorcio? Entenda aqui!

A comprovação de renda para consórcio não ocorre no momento da contratação, mas é obrigatória quando ocorre o resgate da carta de crédito. Afinal, é esse o momento no qual você solicita o crédito. Antes disso, é como se você estivesse “depositando” dinheiro na sua cota de consórcio. 

É só depois que ela é contemplada e você recebe o bem, que você assume um compromisso com a quitação do saldo devedor. Para se proteger da inadimplência, a empresa que vendeu o plano precisa consultar a situação do consorciado.

A grande vantagem disso é que qualquer pessoa pode comprar uma cota de consórcio, mesmo que tenha problemas de crédito ou de comprovação de renda que logo será resolvido. Porém, muita gente pode contratar um consórcio e achar que teve crédito aprovado, quando não é bem assim.

Para evitar surpresas depois da contemplação, seja do seminovo, seja do zero, o ideal é saber melhor sobre as informações que listamos abaixo antes mesmo da contratação do consórcio. Ficou curioso para saber? Então confira!

Comprovação de renda

Todas as exigências que você notará listadas abaixo podem variar de empresa para empresa. Por isso, vamos listar as regras mais comuns, mas nunca esqueça de verificá-las no momento de assinar o contrato.

Para funcionários públicos e pensionistas

Sobre a comprovação de renda, ela é muito fácil para funcionários públicos e beneficiários da previdência, pois há uma garantia de pagamento mais sólida. Nesses casos, normalmente bastam os comprovantes de que existe um contrato ativo de trabalho ou um benefício concedido. 

Para autônomos

No entanto, pode ser mais complicado para autônomos. Para esses profissionais, o melhor é apresentar a Declaração de Imposto de Renda, que é o documento exigido pela maioria das empresas de consórcio.

Contratados no regime CLT

Colaboradores da iniciativa privada, contratados no regime de CLT, podem apresentar os 3 últimos holerites e precisam de um registro na carteira de trabalho de no mínimo 12 meses, que é um período suficiente para considerar o profissional estável no trabalho.

Empresários

Empresários podem apresentar o valor registrado como retirada de pró-labore e, em alguns casos, o relatório do contador, informando a renda aferida em determinado período.

Valor da renda

A renda mínima exigida costuma ser a de 3 vezes o valor da parcela, o que não é apenas uma garantia para quem oferece o crédito, mas uma referência importante dos seus limites de gastos. Se você estiver muito perto da margem ou acima dela, o ideal é buscar equilibrar isso.

Composição da renda

Contudo, nem todos os casos são iguais. Alguém que ganha R$ 2 mil e mora com a família, totalizando uma renda 10 vezes maior, tem menos risco de um problema de quem ganha R$ 3 mil e mora sozinho, pois arca com todos os custos residenciais. Por isso, você pode consultar sobre a possibilidade de somar no cálculo as rendas de quem vive com você.

Diminuição da parcela

Quando você dá um lance para a retirada de um bem, o valor é abatido do débito, permitindo que você diminua o valor ou a quantidade de parcelas

Para concluir, uma última dica: ficar atento aos detalhes de comprovação de renda para consórcio vai evitar imprevistos na hora de resgatar a carta de crédito, não exatamente no momento da contemplação, pois você não tem a obrigação de adquirir o bem imediatamente. Ou seja, a contemplação oferece o direito de fazer o resgate da carta de crédito, mas não o obriga e, antes disso, não é preciso comprovar renda.

Seja como for, não deixe de fazer um seguro ao ser contemplado. Assim, não corre o risco de perder o bem e continuar pagando as parcelas. Entre em contato para conhecer os detalhes e opções para evitar essa situação.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.