quando posso acionar o seguro auto

Quando posso acionar o seguro auto?

Adquirir uma apólice de seguro é a melhor garantia de dias leves e tranquilos. Contar com esse serviço permite aproveitar melhor a vida, livrando a mente de pensamentos negativos que podem atrapalhar a sua rotina. O seguro auto traz uma ampla variedade de coberturas desenvolvidas para suprir diferentes necessidades.

Assim, os segurados podem contar com todo o amparo necessário para lidar com imprevistos que vão desde colisão entre veículos a danos causados a terceiros ou passageiros. Devido aos excelentes benefícios desse serviço, é muito comum não saber o momento certo de acionar a apólice. 

Por isso, se você está se perguntando “quando posso acionar o seguro auto”, nós trouxemos a sua resposta. Neste texto, mostraremos como funciona esse serviço e em quais condições ele pode ser acionado. Confira!

Como funciona o seguro auto?

O seguro auto é um contrato realizado entre o dono do automóvel e a seguradora que disponibiliza o serviço. As apólices funcionam como uma espécie de garantia ao proprietário. Assim, o segurado deve pagar uma mensalidade ou um valor anual para que ele tenha direito a ser indenizado, caso algum imprevisto coberto pelo seguro ocorra com o seu automóvel.

Entre os principais eventos que podem acontecer, podemos listar:

  • furto ou roubo de automóvel;
  • acidente com perda total;
  • pane elétrica.

Contanto que as situações estejam previstas no contrato, o segurado pode acionar o sinistro e receber a indenização.

Algumas indenizações, como para danos parciais, exigem o pagamento da franquia. Esse valor é pré-determinado durante a contratação da apólice e pode variar, conforme as necessidades do segurado e de seu perfil. 

Quando posso acionar o seguro auto?

Você pode acionar o seu seguro auto em qualquer situação coberta pela sua apólice. Em caso de dano parcial, o valor de reparo deve ser mais alto que o da franquia e precisa ser aprovado pela vistoria prévia da seguradora. Para simplificar essas informações, vamos apresentar alguns pontos em que o serviço não deve ser acionado. Acompanhe!

Pequenos danos

A ocorrência de danos mínimos em seu carro é um dos motivos que você não deve acionar o seu seguro auto. Muitas vezes, esse tipo de prejuízo é bem baixo e o reparo, normalmente, envolve a troca por peças originais, que trazem um ótimo tempo de garantia.

Acionar o seguro auto nessas condições envolve o pagamento do valor de franquia, que pode sair mais caro para o seu bolso. Para isso, é fundamental conhecer a sua apólice para avaliar qual é a melhor solução.

Danos causados por terceiros

Você também deve evitar acionar o seu seguro auto caso sofra uma colisão de veículos, em que a culpa foi da outra pessoa. Nesse caso, quem deve arcar com os prejuízos é justamente o culpado pelo acidente.

Entretanto, se a outra parte se recusar a pagar pelo reparo e não contar com um seguro para indenizá-lo, você poderá acionar a sua apólice que poderá, posteriormente, cobrar o culpado judicialmente sobre os custos de manutenção e reparo.

Quilometragem acima da contratada

Um dos serviços que podem ser contratados em seu seguro auto é o de assistência 24 horas. Aqui, o segurado conta com diversos benefícios, como direito a serviço de guincho. No entanto, esse adicional conta com algumas especificações, como o limite de quilometragem.

Nesse caso, se a quilometragem do veículo ultrapassar o número contratado, a seguradora terá o direito de recusar os serviços solicitados. Para isso, é fundamental entender as cláusulas de seu contrato e avaliar se você está conduzindo seu veículo dentro dessas especificações.

Por que contar com o seguro auto?

O seguro auto é um serviço essencial para quem quer ter mais tranquilidade em seu dia a dia. Além de trazer todo o amparo necessário para superar diferentes obstáculos, contar com uma apólice também é uma garantia de paz em sua rotina.

Esse serviço é muito mais do que uma forma de indenizar possíveis prejuízos. Ele permite aproveitar melhor todos os momentos em sua vida e livrá-lo de preocupações que podem comprometer o seu dia. 

Agora que respondemos a sua dúvida sobre quando pode acionar o seguro auto, que tal fazer uma cotação para proteger os seus bens ou realizar a renovação do seu seguro auto? A Valiant Seguros traz uma ferramenta totalmente online para você avaliar as melhores condições e coberturas para as suas necessidades sem precisar sair de casa.

Faça agora mesmo a sua cotação e veja como o seguro auto pode mudar a sua vida!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.