seguro contra terceiros

O que é o seguro contra terceiros? Tire suas dúvidas aqui

O seguro contra terceiros oferece uma cobertura indispensável para o proprietário do veículo, visto que, acidentes causados a outras pessoas, em muitos casos, podem ser muito piores do que os danos ao carro. Afinal, de acordo com a responsabilidade civil, o motorista tem a obrigação de arcar com os prejuízos causados à vítima.

Por isso, preparamos este post para que você entenda o que é seguro contra terceiros, como ele funciona, o que ele cobre e como acioná-lo. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

O que é o seguro contra terceiros?

Também conhecido como Seguro de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos, o seguro contra terceiros é uma cobertura cuja finalidade é reembolsar vítimas de acidentes de trânsito, diante de contextos em que o motorista do veículo causador seria obrigado a indenizá-las por danos materiais ou corporais.

Em outras palavras, esse seguro deve ressarcir ao segurado o dinheiro gasto para reparar os danos causados ao carro de um terceiro envolvido em um sinistro ou, ainda, pertinente às suas despesas médicas.

Como funciona o seguro contra terceiros?

Embora não seja recomendado circular pelas ruas com um carro sem seguro, hoje em dia, é possível contratar somente o seguro contra terceiros. Ao contratar esse serviço, o segurado terá o direito de acionar a seguradora caso se envolva em uma batida de carro ou qualquer tipo de sinistro que envolva danos pessoais ou corporais a terceiros.

O que o seguro contra terceiros cobre?

Entre as coberturas garantidas por um seguro contra terceiros, estão:

  • danos corporais: cobertura relacionada aos danos físicos causados as outras pessoas como despesas médicas, morte ou invalidez;
  • danos morais: cobertura adicional para casos de indenizações extrajudiciais ou judiciais que o segurado possa ser condenado a arcar com as despesas estéticas ou morais a terceiros;
  • danos materiais: prevê reembolso dos valores reclamados pelo terceiro em sua propriedade material;
  • contaminação e ou poluição;
  • carga e descarga;
  • extensão de cobertura para países da América do Sul;
  • reboques ou semirreboques desatrelados de rebocadores;
  • veículos rebocadores.

Lembrando que as regras e condições de um seguro contra terceiros podem variar de uma seguradora para outra, desde que respeitem o que a legislação rege para os diferentes tipos de seguro de automóveis.

Como acionar o seguro contra terceiros?

Ao se envolver em um acidente de trânsito, primeiramente, o motorista deverá se informar a respeito das condições físicas dos ocupantes dos carros envolvidos no sinistro. Caso não hajam vítimas, é preciso que as partes removam seus veículos da via. Depois, é o momento de registrar um Boletim de Ocorrência (BO).

Então, o condutor deve entrar em contato com a seguradora, com o registro do sinistro em mãos, comunicar o acontecido e acionar o seguro contra terceiros. Nesse contato inicial, a empresa informará os procedimentos internos para obter a indenização. Depois que os documentos solicitados forem entregues à seguradora, a empresa terá até 30 dias corridos para reembolsar o segurado.

Como você pôde conferir, o seguro contra terceiros é uma cobertura indispensável para qualquer motorista, já que acidentes envolvendo outras pessoas é um risco ao qual somos todos suscetíveis.

Quer saber mais sobre como funcionam os seguros auto e coberturas oferecidas pela Valiant Seguros? Então entre em contato com a nossa equipe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.