ar condicionado do carro

Como cuidar do ar condicionado do carro? Confira 3 dicas

O ar-condicionado do carro é praticamente indispensável em um país com dias quentes, como no Brasil. O equipamento torna as viagens e os tráfegos diários muito mais confortáveis e seguros, já que, com a temperatura agradável, é possível manter as janelas fechadas, evitando abordagens indesejadas. Ele também pode ser considerado um item de segurança em dias chuvosos, pois evita que os vidros fiquem embaçados.

Assim como todos os artefatos de um veículo, o ar-condicionado também precisa de manutenção. Um ar-condicionado funcionando inadequadamente, além de ter sua vida útil reduzida, pode ser prejudicial para a saúde do motorista e dos passageiros. Isso porque, se o ar não for filtrado corretamente, pode causar gripes e outras doenças virais.

Pensando nisso, elaboramos este post para ensinar como manter o ar-condicionado do carro em boas condições. Confira estas 3 dicas!

1. Faça limpeza periódica

A higienização do sistema deve ser realizada ao menos uma vez por ano, independentemente da frequência de uso do ar-condicionado. Ela deve ocorrer em oficinas especializadas, onde todo o equipamento é desmontado e é feita a aplicação de ozônio, que tem propriedades bactericidas.

O próprio motorista também pode realizar limpezas periódicas utilizando sprays comprados em lojas de veículos ou mesmo em supermercados. A função do produto é matar bactérias e fungos presentes no sistema e suas tubulações. Basta aplicá-lo com o ar-condicionado em sua temperatura mais fria, no modo recircular e manter os vidros fechados.

2. Troque o filtro de ar

O filtro de ar é o responsável por reter todas as impurezas que passam pelo ar-condicionado do carro, evitando que sujeiras cheguem até as peças do carro e que o ar em circulação contenha fungos e bactérias. Sendo assim, ele deve ser trocado periodicamente. O período recomendado costuma ser encontrado no manual do proprietário, a maioria deles sugere a troca a cada 20.000 km.

Porém, condições externas, como fumaça de cigarro, poluição e estradas de terra, podem deixar o filtro sujo ou úmido mais rapidamente, diminuindo o intervalo entre as trocas. Nesse caso, o motorista saberá a hora de fazer a manutenção quando começar a sentir mau cheiro ao ligar o equipamento ou notar acúmulo de poeira.

3. Efetue a recarga de gás quando necessário

O ar-condicionado do carro conta com um gás responsável pela refrigeração, o qual é comprimido pelo compressor e circula pelo sistema, gelando o ar dentro do veículo. Quando esta substancia está em falta no equipamento, o ar continua em circulação, mas sem resfriar.

Para evitar que isso aconteça, é necessário repor o gás a cada dois anos, já que ele escapa ao longo do tempo. Vale dizer que o tempo de reposição é independente da frequência de uso do ar-condicionado. Isso porque ele escapa pelas juntas de borracha, principalmente quando elas estão ressecadas.

Seguindo nossas dicas, você terá todos os benefícios que o ar-condicionado do carro proporciona, evitando que esse aparelho deixe-o na mão quando mais precisar dele. Mantê-lo com os cuidados em dia é fundamental para zelar pela segurança, a saúde e o conforto da sua família.

Agora que você já sabe como cuidar do ar condicionado do carro, com certeza percebeu que está precisando de um dos serviços que listamos, mas não se preocupe! A Valiant tem parceria com a Porto Seguro e oferece esses serviços para seus clientes nos CAPS – Centro Automotivo Porto Seguro. Entenda como podemos ajudá-lo acessando o nosso site!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.