Conheça os 2 documentos obrigatórios para carro

Quem tem o costume de dirigir um veículo precisa garantir que os documentos obrigatórios do carro estejam em ordem. Quando as licenças estão vencidas, uma fiscalização corriqueira — cada vez mais comum nas ruas e estradas brasileiras — pode ocasionar penalidades, além de multas consideráveis.

Para antever possíveis problemas e assegurar que tudo está em dia, o condutor deve conhecer a documentação necessária e os procedimentos para regularizá-la. Esse tipo de iniciativa dá mais tranquilidade para que os deslocamentos cotidianos aconteçam, evitando muita dor de cabeça.

Neste post você vai entender um pouco mais sobre o assunto. Continue a leitura e confira a importância de conhecer a documentação imprescindível para a manutenção de um carro e quais são esses documentos. No esforço para maximizar os cuidados com o veículo — e com você —, listamos as principais vantagens de investir em um bom seguro auto.

Por que é importante saber quais são os documentos obrigatórios para carro?

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê a necessidade de portar alguns dos documentos do veículo em quaisquer viagens — seja ao percorrer centenas de quilômetros rumo ao litoral, por exemplo, seja para levar os filhos à escola. 

Na prática, não importa a distância: a obrigação é a mesma e o condutor do carro precisa dispor de documentos específicos. No artigo 232 do CTB, inclusive, a ausência deles configura infração e está sujeita à multa: o condutor pode ter de pagar até R$ 53,20 e perde 3 pontos na carteira de motorista. Além disso, o veículo fica retido até que todos os itens obrigatórios sejam apresentados.

A importância de conhecer a documentação obrigatória para carro em detalhes, portanto, fica evidente: a fim de evitar transtornos e prejuízos, além de estresses desnecessários, é essencial que o condutor saiba quais papéis deve portar consigo todas as vezes que utilizar o veículo. 

Aqui cabe mais um lembrete: as punições do CTB também se estendem a casos em que os documentos, embora na posse do motorista do carro, estão fora da data de validade. Atente-se!

Quais são os documentos obrigatórios para carro?

Para se precaver, é importante estar ciente dos documentos imprescindíveis. Assim, da próxima vez que você precisar sair de carro, terá a tranquilidade de saber que está alinhado às demandas do CTB. Confira!

1. Certificado de Licenciamento Anual (CLA) ou Certificado de Registro e Licenciamento Anual (CRLV)

De forma geral, os dois são o mesmo documento. Ambos são expedidos anualmente pelo órgão estadual de trânsito, na mesma data em que o veículo é licenciado — desde que todos os débitos, inclusive eventuais multas, estejam quitados.

A única diferença entre o Certificado de Licenciamento Anual (CLA) ou Certificado de Registro e Licenciamento Anual (CRLV), então, é a simples nomenclatura: a Resolução 61/98 do Contran atualizou a expressão, e atualmente o termo correto é Certificado de Licenciamento Anual (CLA). Mantenha-o sempre com você!

2. Permissão para Dirigir (PPD) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

A Permissão para Dirigir (PPD) se restringe às categorias A e/ou B e só é emitida em uma ocasião: quando, aos 18 anos, o indivíduo finaliza o processo no Centro de Formação de Condutores (CFC) e recebe um certificado de conclusão ao passar nos exames teóricos e práticos. A PPD é válida por um ano e, enquanto vigorar, deve ser prontamente apresentada quando solicitada por agentes competentes.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por sua vez, é obrigatória quando a PPD expira — desde que o condutor não tenha cometido infrações graves ou gravíssimas, ou ainda repetidas faltas médias, no período de um ano. Nessa circunstância, a CNH é emitida e tem validade de 5 anos, devendo ser carregada em quaisquer ocasiões de saída com o veículo. 

Caso o motorista seja flagrado dirigindo sem portar sua CHN (ou PPD), a infração é gravíssima e o indivíduo está sujeito a uma multa salgada de R$ 880,41. 

Por que vale a pena investir em um seguro auto?

Além da documentação obrigatória, é importante que você se preocupe com outros aspectos que envolvem o veículo. O seguro auto, por exemplo, é um item valioso na manutenção do carro, já que cobre assistências pontuais e pode sanar prejuízos significativos em caso de roubo ou acidente, por exemplo.

Assistência 24h 

Qualquer automóvel, independentemente de marca, ano ou zelo na manutenção, está sujeito a problemas. Tudo o que você não quer, no entanto, é ter seus planos de deslocamento interrompidos por conta de um problema no carro, certo?

Se você contar com um seguro auto e, a qualquer hora do dia ou da noite, houver uma pane elétrica, por exemplo, não há motivos para desespero: basta acionar a assistência 24h para solicitar um guincho. Assim, você e o veículo podem retornar em segurança.

Cobertura para colisão 

Em ruas e estradas, todos estão sujeitos a uma colisão — por mais cuidadosos e atentos que sejam ao dirigir. Uma coisa, porém, é certa: acidentes são, no geral, sinônimo de prejuízo.

A boa notícia é que um seguro auto cobre as despesas de reparos caso haja uma colisão. Além disso, no caso de perda total do veículo, o cálculo de pagamento segue a tabela FIPE e garante o ressarcimento justo, minimizando transtornos.

Cobertura para prejuízo causado por terceiros

Novamente, vale reforçar que todos os condutores estão sempre sujeitos a imprevistos no trânsito. Um momento de desatenção pode ocasionar grandes desarranjos.

Com o seguro auto, é possível obter reembolsos de prejuízos se motoristas terceiros causarem acidentes de trânsito.

Diante disso, a mensagem que fica é: mais do que garantir que os documentos obrigatórios do carro estejam em dia e permaneçam com você em qualquer trajeto, é fundamental dispor de um bom seguro auto. A Valiant Seguros é o parceiro ideal para assegurar que você viaje com mais tranquilidade.

O conteúdo ajudou você a entender quais são os documentos obrigatórios para o carro e despertar para a importância de manter um seguro auto? Ótimo! Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você a tornar seus deslocamentos mais tranquilos. Até breve!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.