Itens de segurança do veículo: quais são os essenciais?
A maioria dos motoristas adoram equipar seus carros com novos acessórios. Mas será que os itens de segurança do seu veículo estão em dia? Quando o assunto é segurança dos automóveis, no Brasil todos devem sair da fábrica com 10 itens obrigatórios. Isso porque cada um desses itens (e outros não obrigatórios) somados à direção defensiva podem salvar vidas.
Para garantir a sua própria segurança e a dos demais passageiros é imprescindível não apenas contar com itens de segurança, como também mantê-los dentro do prazo de validade e em bom estado. Além disso, você evitará prejuízos com multas, pontos na carteira de habilitação e até mesmo apreensão do veículo.
Pensando nisso, trouxemos 3 itens de segurança do veículo e qual a importância de cada um. Confira!
Índice
1. Airbag
O airbag é uma bolsa de ar que em caso de colisão infla em aproximadamente 3 centésimos de segundo e protege a região da cabeça, tórax e membros superiores. O reconhecimento da sua eficácia fez com que ele se tornasse obrigatório em 2013, especificamente no volante, no painel do passageiro e nas laterais traseiras, evitando que os ocupantes se choquem contra o painel, volante, vidros e carroceria.
Apesar de serem obrigatórios apenas nestas localidades do automóvel, existem carros que contam com airbags extras, como os laterais, o de joelho e o de cortina. Neste último modelo o airbag é inflado paralelamente aos vidros laterais a partir do teto. Vale lembrar que eles são mais um motivo para utilizar cintos de segurança, já que perdem a sua eficácia caso não estejam sendo usados.
2. Encosto de cabeça
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os encostos de cabeça não são apenas para o conforto do motorista e dos passageiros. Este item pode evitar lesões na colina tanto em caso de batidas de carros frontais quanto traseiras. Isso porque, sem o encosto, a cabeça pode sofrer o efeito chicote e ser projetada para trás.
Como o encosto de cabeça está entre os principais itens de segurança do veículo, a Resolução 44/98 do Contran estabelece que os acentos dianteiros e as laterais traseiras precisam contar com o acessório. Porém, ainda não existe obrigatoriedade para o acento traseiro central, mesmo que o veículo comporte cinco pessoas, o qual é exposto a riscos assim como os outros.
3. Dispositivos de iluminação
Setas, luz de ré, lanternas de freio e lanterna de emergência são essenciais não apenas para dirigir à noite, como também à luz do dia. É por isso que elas fazem parte dos itens de segurança obrigatório.
Na parte dianteira do carro é necessário haver luz baixa de posição, farol baixo, farol alto e luzes de indicação de direção, mais conhecidas como setas, na cor âmbar. Já na parte traseira é obrigatório lanternas de posição, luzes laterais e uma refletora central de freio, refletores no para-choque e iluminação da placa do carro.
Agora que você já conhece alguns itens de segurança do veículo, não deixe de revisá-los periodicamente para certificar que estão todos funcionando corretamente. Dessa forma, acidentes poderão ser evitados e vidas poderão ser salvas.
Você acredita que deveria existem algum outro acessório de segurança nos nossos carros? Se sim, compartilhe com a gente e com os outros leitores nos comentários!