martelinho de ouro

Martelinho de ouro: o que é e quais são os cuidados para essa técnica?

O serviço de martelinho de ouro é uma alternativa muito conhecida e indicada para pequenos reparos, seja pelo custo baixo, pela agilidade ou pelo resultado. A grande vantagem é que ele é usado em amassados nos quais a pintura não foi danificada, permitindo que o problema seja resolvido sem a necessidade de pintar o automóvel.

Por isso, as vantagens vão muito além das que as pessoas consideram. Um comprador experiente vai identificar uma pintura refeita pelo método tradicional, e isso desvaloriza o automóvel, além de exigir o acionamento do seguro e a consequente perda de bonificações de renovação e pagamento da franquia. Como é possível perceber, são várias as vantagens, mas é preciso de alguns cuidados. Confira!

Índice

Escolha um bom profissional

A habilidade, o conhecimento, a experiência e o uso das ferramentas adequadas fazem toda diferença no resultado de qualquer serviço, mas no caso do martelinho de ouro esses requisitos são ainda mais importantes.

É preciso saber usar a força na medida certa e ter muito jeito para o procedimento. Além disso, o profissional precisa saber exatamente o ponto que precisa bater para reverter o amassado sem danificar a pintura

Afinal, o procedimento não deixa de ser uma batida ao contrário da original. A diferença é que ela é controlada. Por isso, busque referências do profissional, use os parceiros da sua seguradora caso ela ofereça essa possibilidade e observe o resultado de outros trabalhos realizados.

Desconfie de preços exageradamente baixos

A grande vantagem do martelinho de ouro é a economia que, como mencionamos, ocorre em vários aspectos. No entanto, buscar um ganho ainda maior, pesquisando por profissionais com preço muito inferior à média do mercado, não costuma ser uma boa ideia.

A economia já será satisfatória em relação ao método tradicional, então, o melhor é garantir um serviço de qualidade, evitando um dano maior e um prejuízo desnecessário. Ou seja, uma coisa é economizar por escolher uma técnica de conserto mais eficiente e adequada, outra por optar por um serviço de baixa qualidade. 

Use apenas quando for recomendado

A escolha de um bom profissional também vai ajudar a identificar se o martelinho de ouro é a melhor solução para o seu caso. É muito importante que você evite improvisar e não tente essa modalidade de reparo quando houver risco de o conserto não ficar perfeito. 

Algumas áreas do veículo não podem ser desamassadas com essa técnica, como os locais próximos as dobras e vincos das chapas. Mesmo que o profissional seja altamente habilidoso, daqueles que fazem milagres, o tempo gasto aumentará os custos e podem não compensar. 

Ouça mais de uma opinião

Saber como proceder em uma batida de carro já é importante para diminuir o estresse que envolve o problema, mesmo nos casos de pouca gravidade, como os que, normalmente, resultam em defeitos que podem ser corrigidos com o martelinho de ouro. Ainda assim, é uma situação desagradável.

Nesses casos, a opinião de quem tem experiência e não está envolvido diretamente com o problema pode ajudar muito, por isso, não economize nesse tipo de consulta. Várias opiniões diferentes vão dar mais segurança na sua decisão.

Por fim, considere que é justamente a decisão sobre se o serviço do martelinho de ouro é ou não indicado para o seu caso que pode fazer diferença. É ela que vai garantir que possa evitar problemas futuros com o reparo do seu carro.

Atente-se à procedência de peças em casos de troca

Diante de um sinistro, como uma batida do automóvel que cause um amassado na lataria, muitas vezes o martelinho de ouro é suficiente para que não seja preciso trocar nenhuma peça do veículo, visto que esse serviço tem justamente a finalidade de evitar manutenções mais complexas.

No entanto, se foi constatada a necessidade de trocar peças, é imprescindível que você se certifique a respeito de sua procedência. Em muitos casos, o uso de peças recondicionadas é mais sustentável e econômico. Porém, não é raro nos depararmos com oficinas que utilizam peças de desmanche, isto é, do mercado ilegal.

Certifique-se da adequação legal do local que presta serviço

Tanto para trabalhar com funilaria quanto para atuar com pintura automotiva, é necessário ter qualificação. Ou seja, para realizarem atividades de manutenção de veículos, os profissionais da oficina precisam ser devidamente habitados. No entanto, nem sempre isso significa que o local que presta o serviço está operando em conformidade com a lei.

Faça uma pesquisa rápida sobre a oficina em que realizará fará o serviço de martelinho de ouro. É possível obter informações sobre a idoneidade da empresa apenas ao inserir o seu número de CNPJ na internet.

Busque recomendações de amigos e conhecidos

Não hesite em pedir recomendações de pessoas que já passaram por problemas semelhantes com seus carros. Pergunte se o serviço de martelinho de ouro apresentou os resultados esperados. Além disso, solicite uma lista de oficinas habilitadas para realizar esse tipo de manutenção diretamente com sua seguradora.

Escolha negócios preferencialmente localizados mais próximos de onde você mora, pois isso trará mais comodidade na hora de deixar o automóvel no conserto, além de economizar com o combustível no trajeto.

Saiba quando o martelinho de ouro não é necessário

Antes de procurar por uma oficina devidamente habilitada a realizar esse tipo de serviço, é fundamental se certificar de que o amassado presente no automóvel não causou danos mais graves na pintura, isto é, se não houve rachadura ou perda aparente na tinta aplicada sobre a lataria, pois apenas nessas condições o martelinho de ouro proporcionará uma manutenção eficiente.

Em outras palavras, se houver algum dano relacionado a esse ponto, você deverá procurar por serviços de pintura ou funilaria. Contudo, ainda que essa característica esteja evidente, será necessária a avaliação de um profissional especializado, principalmente se o serviço estiver dentro da cobertura do seu seguro.

Peça exemplos de trabalhos realizados

Por fim, se você encontrou uma oficina mecânica aparentemente qualificada para prestar um serviço de qualidade, mas ainda tem dúvidas, não deixe de pedir para que apresentem exemplos de trabalhos realizados pelo local.

É muito provável que o estabelecimento tenha registros de serviços prestados para apresentar por foto, comprovando que o martelinho de ouro da oficina é, de fato, eficiente. Assim, você não terá dores de cabeça no futuro com a manutenção do seu carro.

Como você viu neste conteúdo, o martelinho de ouro é um serviço de manutenção automotiva recomendado para reduzir a depreciação do veículo, dependendo do nível do amassado, o que evita serviços mais complexos e caros, como a pintura ou a troca de peças. Mostramos uma série de dicas sobre o que é preciso levar em consideração na hora de procurar por esse tipo de serviço.

E, já que falamos de buscar opiniões diferentes, deixe abaixo um comentário com sua dúvida ou opinião sobre o assunto. Vamos interagir!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.