martelinho de ouro

Martelinho de ouro: o que é e quais são os cuidados para esta técnica?

O serviço de martelinho de ouro é uma alternativa muito conhecida e indicada para pequenos reparos, seja pelo custo baixo, pela agilidade, ou seja pelo resultado. A grande vantagem é que ele é usado em amassados nos quais a pintura não foi danificada, permitindo que o problema seja resolvido sem a necessidade de pintar o automóvel.

Por isso, as vantagens vão muito além das que as pessoas costumam considerar. Um comprador experiente vai identificar uma pintura refeita pelo método tradicional e isso desvaloriza o automóvel, além de exigir o acionamento do seguro, com consequente perda de bonificações de renovação e pagamento da franquia.

Como é possível perceber, são várias as vantagens, mas desde que você tome alguns cuidados. Confira!

Escolha um bom profissional

A habilidade, o conhecimento, a experiência e o uso das ferramentas adequadas fazem toda diferença no resultado de qualquer serviço, mas no caso do martelinho de ouro esses requisitos são ainda mais importantes.

É preciso saber usar a força na medida certa e ter muito jeito para o procedimento. Além disso, o profissional precisa saber exatamente o ponto que precisa bater para reverter o amassado sem danificar a pintura

Afinal, o procedimento não deixa de ser uma batida ao contrário da original. A diferença é que ela é controlada. Por isso, busque referências do profissional, use os parceiros da sua seguradora caso ela ofereça essa possibilidade e observe o resultado de outros trabalhos realizados.

Desconfie de preços exageradamente baixos

A grande vantagem do martelinho de ouro é a economia que, como mencionamos, ocorre em vários aspectos. No entanto, buscar um ganho ainda maior, pesquisando por profissionais com preço muito inferior à média do mercado, não costuma ser uma boa ideia.

A economia já será satisfatória em relação ao método tradicional, então, o melhor é garantir um serviço de qualidade, evitando um dano maior e um prejuízo desnecessário. Ou seja, uma coisa é economizar por escolher uma técnica de conserto mais eficiente e adequada, outra por optar por um serviço de baixa qualidade. 

Use apenas quando for recomendado

A escolha de um bom profissional também vai ajudar a identificar se o martelinho de ouro é a melhor solução para o seu caso. É muito importante que você evite improvisar e não tente essa modalidade de reparo quando houver risco de o conserto não ficar perfeito. 

Algumas áreas do veículo não podem ser desamassadas com essa técnica, como os locais próximos as dobras e vincos das chapas. Mesmo que o profissional seja altamente habilidoso, daqueles que fazem milagres, o tempo gasto aumentará os custos e podem não compensar. 

Peça mais de uma opinião

Saber como proceder em uma batida de carro já é importante para diminuir o estresse que envolve o problema, mesmo nos casos de pouca gravidade, como os que, normalmente, resultam em defeitos que podem ser corrigidos com o martelinho de ouro. Ainda assim, é uma situação desagradável.

Nesses casos, a opinião de quem tem experiência e não está envolvido diretamente com o problema pode ajudar muito, por isso, não economize nesse tipo de consulta. Várias opiniões diferentes vão dar mais segurança na sua decisão.

Por fim, considere que é justamente a decisão sobre se o serviço do martelinho de ouro é ou não indicado para o seu caso que pode fazer diferença. É ela que vai garantir que possa evitar problemas futuros com o reparo do seu carro.

E, já que falamos de buscar opiniões diferentes, deixe abaixo um comentário com sua dúvida ou opinião sobre o assunto. Vamos interagir!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.