O que é DIT (Diária por Incapacidade Temporária) e como funciona?
Se você chegou até este artigo enquanto procurava saber o que é DIT, é muito provável que entenda a preocupação que profissionais liberais têm em relação à possibilidade de ter que se afastar do trabalho por conta de motivos de saúde e, com isso, interrompam suas atividades que geram renda.
Felizmente, há um seguro especial para situações como essa. Por isso, preparamos este conteúdo para que você entenda o que é DIT, quais coberturas oferece, como receber a indenização, entre outras questões pertinentes. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!
Índice
O que é DIT?
DIT é a sigla para Diária de Incapacidade Temporária, uma espécie de cobertura oferecida por determinados tipos de seguros cuja finalidade é garantir o pagamento de cada diária que o segurado perca por não poder trabalhar devido a um afastamento por acidentes pessoais ou doenças (cobertos pela apólice).
Caso um imprevisto afaste um trabalhador de suas atividades comerciais, ele pode garantir seus rendimentos com a contratação da uma cláusula profissional em um seguro que ofereça essa opção.
Como funciona?
Pense no caso de um profissional autônomo que trabalha com produção de alimentos artesanalmente e, ao voltar para casa, é atropelado e fratura o braço. Isso o impossibilitaria de trabalhar por cinco meses. Esse tempo todo sem gerar renda o colocaria em sérias complicações financeiras, não é verdade?
Contudo, ao saber dos riscos de não poder trabalhar, ele decidiu contratar o DIT e, portanto, pôde se afastar do trabalho temporariamente e receber as diárias contratadas diretamente da seguradora (dentro da carência e limite para cada caso).
Qual tipo de cobertura oferece?
É muito importante lembrar que, na hora de adquirir o DIT, o profissional deve procurar por uma alternativa que condiga com sua renda mensal, o que permitirá que ele mantenha seu orçamento familiar e padrão de vida.
Além disso, cada tipo de contrata oferece oferece condições e coberturas específicas. Em geral, o DIT cobre as seguintes situações:
- eventos decorrentes de doença: carência de até 30 dias;
- eventos decorrentes de acidentes: não têm carência;
- DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho): carência de 180 dias;
- LER (Lesão por Esforço Repetitivo): carência de 180 dias;
- casos de afastamento das atividades remuneradas por determinação médica – recebimento do valor até o limite mensal contratado.(desde que não seja procedimentos estéticos, gravidez, pré-existência, entre outros).
Lembrando que, para usufruir do benefício, assim como outras em categorias de seguros, é preciso se atentar ao período de carência determinada no contrato.
Como funciona o processo para solicitar indenização?
O processo para receber o DIT é bem simples. Basta acionar a seguradora logo após a manifestação da doença ou assim que ocorrer o acidente. Feito isso, a empresa solicitará a documentação necessária para análise. O valor estabelecido por contrato será pago todos os meses segurado.
Como você pôde contemplar neste conteúdo sobre o que é DIT, essa é uma ótima alternativa para que profissionais autônomos tenham a garantia de não comprometerem a renda mensal devido a imprevistos relacionados à saúde.
Quer acompanhar todos os conteúdos informativos, dicas e novidades postadas pela Valliant Seguros? Então siga-nos em nossas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram!