seguro de vida

Seguro de vida individual: como escolher a alternativa ideal?

Quando se trata do senso comum, as pessoas normalmente não tem o costume de projetar situações futuras e se proteger dos imprevistos. Isso acontece com a manutenção de uma reserva de emergência, a preocupação com a aposentadoria ou a contratação de um seguro de vida.

No contexto financeiro, o comportamento mais comum é o de falta de equilíbrio e situações de apuro. Uma família que tem os gastos mais ou menos equivalentes à renda dificilmente consegue manter uma reserva de emergência ou se planeja para quando não puder mais trabalhar e tiver que viver apenas com a aposentadoria.

Por maior que o desafio pareça, é importante ter certa organização e precaução. Ainda que seja melhor contar com a não ocorrência de emergências, imprevistos acontecem e exigem medidas muitas vezes urgentes.

Com isso, o seguro de vida individual é uma proteção patrimonial que serve como solução para muitos imprevistos que podem acontecer a qualquer momento. Por isso, listamos alguns dos benefícios para esse tipo de segurado e para você entender sua importância. Vamos lá?

Indenização em caso de acidente

O seguro de vida individual também é uma alternativa que trata de garantir o bem-estar do contratante em situações mais delicadas. Talvez devido ao fato de que esse é um serviço frequentemente associado ao contexto de morte e suas implicações para a família de quem faleceu, as pessoas não dão a devida atenção às coberturas que ele oferece.

Porém, o fato é que um seguro como esse se mostra essencial em algumas situações e você verá como ele fornece auxílio em diversas ocasiões durante a vida. Para isso, é fundamental avaliar a cobertura e as condições oferecidas pela corretora uma vez que, com uma intermediadora, é possível encontrar a alternativa sob medida.

Por exemplo, um acidente, seja ele de trabalho, doméstico ou de trânsito, gera inúmeros transtornos ao acidentado e sua família. Dependendo da gravidade do evento, quem sofre o acidente chega a ter sequelas e complicações que não tem tratamento.

Além disso, quando o tratamento existe, o tempo de internação e o ritmo da recuperação são normalmente variáveis. Esse pode ser um processo rápido como também pode durar semanas.

Quando essas complicações impossibilitam o trabalho, é comum observar que a renda familiar fica rapidamente comprometida e acaba trazendo um desequilíbrio nas contas. A contratação de um seguro de vida individual garante que, em casos como esse, o segurado receba uma indenização que suprirá as necessidades resultantes dessa ocorrência.

Dessa forma, tanto a pessoa que sofreu o acidente quanto quem depende de sua renda ficam mais tranquilos e passam por esse momento reduzindo os traumas causados por ele.

Tratamento de doenças graves

O diagnóstico de uma doença grave também é um risco que qualquer pessoa corre e que não pode ser previsto. Além do abalo emocional ao receber esse tipo de notícia, os próximos passos muitas vezes exigem grandes investimentos em medicamentos e terapias intensivas que muitas vezes comprometem o orçamento.

Ainda que o melhor dos mundos seja não precisar usufruir dos benefícios proporcionados pelo seguro de vida, não é sempre que podemos contar com a sorte. Fatalidades como acidentes e doenças graves podem acontecer com qualquer pessoa e o processo de recuperação exige resiliência e força.

No entanto, a pessoa que já se tornou beneficiária em um seguro de vida individual terá uma preocupação a menos em um momento que por si só já é bastante delicado. Isso porque o seguro trata de cobrir as despesas decorrentes do tratamento e serve como um suporte adicional durante toda a luta contra a doença.

Assim, enquanto o tratamento acontece, evitam-se maiores complicações financeiras, desgastes e preocupações. Dessa forma, é possível se concentrar total e exclusivamente em viver um dia de cada vez buscando o que é mais importante para quem está doente, a cura.

Remuneração em caso de impossibilidade de trabalhar

Se o motivo que gerou a impossibilidade de trabalhar não estiver relacionado a um acidente ou doença grave, não tem problema. A comprovação da necessidade legítima e análise por parte da seguradora possibilitam que a remuneração também seja garantida em outras situações.

Momentos que colocam o segurado sob a dependência de terceiros, ou seja, fazem com que ele precise da ajuda de alguém para executar atividades do dia a dia, são um exemplo que se encaixa na necessidade de receber o benefício e ser remunerado ao longo desse período.

Nesse caso, constatando-se invalidez parcial ou completa e visto que existe uma funcionalidade do corpo realmente comprometida, o beneficiário terá o direito de receber esse suporte. É importante que os critérios que a seguradora utiliza sejam lidos com atenção para que o segurado entenda se ele se enquadra nas políticas da empresa.

Existem quadros como, por exemplo, de intoxicação, fatores preexistentes e desastres naturais que não são incluídos em algumas coberturas. Por isso a importância de entender com clareza o regulamento da sua apólice.

No momento em que você contrata uma corretora de seguros, ela está assumindo certos riscos e será responsável por fornecer suporte em situações previamente acordadas. Isso é crucial para quem está enfrentando dificuldades e tem sua renda comprometida por alguma fatalidade.

São várias as situações em que os benefícios proporcionados por um seguro trazem mais tranquilidade para quem o contrata e para seus entes queridos. Por esse motivo, é preciso fazer um estudo prévio das opções no mercado e ter a certeza de fechar negócio com uma empresa séria e competente quando tiver que tomar, de fato, uma decisão.

Para escolher um seguro de vida individual ou qualquer outro tipo de seguro, tenha o cuidado de pesquisar por profissionais confiáveis e que tratam o cliente como parceiro.

Pensando nisso, te convidamos a conhecer o trabalho da Valiant. Somos uma empresa especialista em seguros sob medida, com uma proposta humanizada e inovadora. Nossa consultoria vai te ajudar a encontrar a melhor alternativa dentro da sua realidade e demanda. Entre em contato para encontrar a opção que faz mais sentido para você!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

2 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.