bagagem para viagem

5 dicas para evitar dor de cabeça com a bagagem para viagem!

Dificilmente alguém vai descordar que viajar é uma delícia, mas nem todo mundo gosta da etapa de arrumar a bagagem para viagem. Afinal, acertar costuma ser uma tarefa complexa, principalmente se levarmos em conta que existem várias regras para transporte de acordo com o meio em que se pretende viajar, como em ônibus, trens e aviões.

Viagens de aviões costumam ser ainda mais criteriosas do que em outros meios de transporte, as normas de bagagem das companhias aéreas são mais limitadas que as das viações de ônibus, por exemplo. É necessário prestar bastante atenção à dimensão e ao peso da mala antes de fazer o check-in, assim como aos objetos que estão dentro dela.

Neste post, separamos 5 dicas para você não ter dor de cabeça no momento de despachar a sua bagagem de viagem. Confira!

1. Confira as dimensões da bagagem

O primeiro item que você precisa prestar atenção em sua bagagem para viagem é a dimensão. Normalmente, as malas já são fabricadas nos padrões aceitos pela maioria das companhias aéreas. Porém, essa regra pode variar de acordo com a empresa. Vale conferir antes de ir para o aeroporto para não correr o risco de ter despesas extras no momento do despacho.

A mala de mão e o objeto pessoal, os quais você pode carregar durante a viagem, também contam com dimensões máximas estabelecidas. A diferença é que elas foram padronizadas pela Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR):

  • objeto pessoal (bolsa ou mochila colocada debaixo do assento da frente): 35 x 20 x 45 cm (comprimento x largura x altura);
  • mala de mão: 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura).

Vale lembrar que as dimensões de todas as malas e bagagens incluem alças e rodinhas.

2. Pese a mala antes de sair de casa

O segundo item que você precisa conferir na sua bagagem é o peso. Uma boa dica é pesar a mala antes de sair de casa. Isso porque, se o peso estiver acima do permitido, será necessário pagar uma taxa extra. Em caso de malas de mão, será preciso despachá-la e o preço de adquirir o direito de levar uma bagagem no porão do avião costuma ser bem mais caro no momento do embarque do que comprado antecipadamente.

É importante que ela seja resistente, porém o mais leve possível, para que você possa aproveitar os quilos permitidos na bagagem. Muitos viajantes preferem modelos com rodinhas devido a facilidade de deslocamento, mas elas costumam pesar mais do que as de composição flexível. Prefira as fabricadas com materiais leves, em fibra de carbono, por exemplo, que além de tudo é resistente.

Lembre-se também de pesar os itens que irão com você no avião, como o objeto pessoal e a mala de mão. Os dois itens devem ter juntos, no máximo, 10 kg.

3. Atente aos itens proibidos

Por motivos de cuidados na viagem e com o intuito de evitar comercializações ilegais, alguns itens não são permitidos na bagagem. Parte deles são comuns a todas as companhias aéreas, como explosivos, materiais inflamáveis, fogos de artifício, combustíveis, réplicas de arma de fogo, agrotóxicos, produtos químicos (corrosivos ou não), substâncias tóxicas, dispositivos de gás lacrimogêneo, entorpecentes etc. Cigarros não comercializados no país de destino também são proibidos.

Alguns itens comuns em nosso dia a dia também são proibidos ou restritos. É o caso de líquidos, géis e aerossóis, os quais devem ser transportados nas malas de mão em uma quantidade máxima de 100 ml e acondicionados em sacos plásticos transparentes. Caso seja necessário levar uma quantidade maior, o recipiente deve ser despachado por meio da bagagem transportada no porão do avião, desde que não passe de 1 litro.

4. Aprenda a evitar o extravio

No momento de comprar a sua mala, fuja das cores padrões, como o preto. Ao adquirir bagagens com cores fortes, coloridas ou decoradas, você evita o trabalho de identificar o seu pertence na esteira, já que ficará bem mais fácil de reconhecê-lo. Além de que, malas com essas características dificilmente são confundidas, o que atenua o perigo de troca acidental com outro viajante.

Caso você ainda prefira adquirir uma mala de cor básica, utilize algum item para diferenciá-la das outras, como lenços coloridos, fitas, adesivos ou até mesmo uma etiqueta de identificação. Independentemente da opção que você escolher, remova etiquetas de viagens anteriores para não correr o risco de ter sua bagagem transportada para outro destino. Lembre-se também de colocar etiquetas com nome, endereço e telefone de contato.

5. Use casacos e sapatos mais pesados já no avião

Independentemente do destino, se você é prevenido, sempre levará ao menos um casaco. Fora que todos os passageiros precisam de uma blusa de frio durante o voo devido ao ar-condicionado, portanto vista a sua. Isso fará com que você tenha uma economia de espaço significante em sua bagagem.

Caso o destino for um local frio, notará como roupas de inverno ocupam um grande espaço e pesam muito na bagagem. Quando esse é o caso, a estratégia é ainda mais bem-vinda. Vá vestido com seu maior casaco, cachecol e com a bota ou tênis mais pesado. Você também pode levar a sua blusa mais pesada nas mãos. Além de liberar espaço na bagagem, evita o transtorno de precisar abrir a mala para pegar a peça a fim de se proteger do frio quando chegar ao destino.

As regras referentes as bagagens de viagens de avião costumam seguir um padrão. Por exemplo, as normas da mala de mão são definidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e permitem o limite de 10 kg. Porém, outras regras, como as dimensões da bagagem, podem variar de acordo com a companhia aérea. Vale lembrar também que algumas regras variam conforme a classe do voo (econômica, executiva ou primeira classe) e se você embarcará para uma viagem internacional.

Quando o assunto é bagagem para viagem, a melhor maneira de evitar imprevistos é checando o regulamento antes, com o objetivo de não passar por transtornos no momento do embarque. Isso significa que o ideal é buscar informações com a empresa que você vai viajar, independentemente do meio de transporte que pretende utilizar.

Agora que você está ciente sobre a importância das regras de bagagem para viagem, não deixe de compartilhar este post em suas redes sociais para que seus amigos também evitem dor de cabeça!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.