hábitos saudáveis

5 hábitos saudáveis que podem tornar a sua vida mais leve!

Você sabia que a presença de hábitos saudáveis em uma rotina de vida pode proporcionar uma infinidade de benefícios para o corpo e a mente? Essa manutenção é fundamental, especialmente nos tempos em que vivemos, onde a tecnologia e a mudança no comportamento de consumo tem impulsionado um estilo de vida mais agitado.

Dormir boas noites de sono, alimentar de forma variada e saudável, praticar atividades físicas regularmente, cultivar boas relações sociais e tirar um tempo especial para os seus hobbies são apenas algumas das medidas que devem fazer parte do seu dia-a-dia.

Por isso, preparamos este conteúdo para que você conheça 5 hábitos saudáveis que podem tornar a sua vida mais leve e agradável. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

Qual a importância de uma vida saudável?

Ter hábitos saudáveis consiste em manter o equilíbrio perfeito entre a realização das responsabilidades e o tempo para um estilo de vida benéfico para a saúde.

Em outras palavras, ao ter hábitos saudáveis você poderá desfrutar melhor dos bons momentos, terá menos riscos de desenvolver doenças e terá mais satisfação e criatividade para realizar suas atividades diárias.

Quais os principais hábitos saudáveis para adotar agora mesmo?

Nos próximos tópicos, mostraremos uma série de hábitos saudáveis que você deve adotar para usufruir de uma vida com muito mais qualidade. Veja a seguir!

1. Tenha uma alimentação saudável

Você, certamente, já ouviu a expressão “nós somos o que comemos”, não é verdade? Pois bem, de fato, os alimentos que ingerimos impactam não somente no equilíbrio das funções digestivas, como também influenciam a nossa saúde de forma significativa.

Para evitar comer de maneira desregrada, é preciso adotar algumas atitudes, como definir horários corretos para as refeições, o ato de sentar-se à mesa na hora de comer e mastigar devagar melhoraram a saciedade.

Além do mais, é importante controlar a quantidade de alimento das porções de seus pratos, reduzir a carne vermelha e incluir em sua dieta uma boa variedade de legumes, verduras e frutas. Dê preferência para os grelhados, em vez de frituras. Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas. E, é claro, beba bastante líquidos como chás, sucos naturais e água.

2. Faça atividades físicas

Em tempos de transformação digital, nos quais a tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas, é fundamental que façamos um esforço para evitar o sedentarismo, visto que ele está entre as principais causas de doenças cardíacas, obesidade e envelhecimento precoce.

Você pode escolher um esporte, exercício ou atividade física que lhe dê prazer ao realizá-la e incluí-la em sua rotina diária. Por exemplo, andar de bicicleta, fazer musculação, correr, caminhar, dançar, praticar pilates ou yoga, nadar ou qualquer outra.

Movimentar o corpo aumentará a sua força, vitalidade e equilíbrio, além de otimizar as funções do organismo, como a imunidade, o sono, a circulação, a digestão e até mesmo a criatividade. O humor também será melhorado, já que atividades físicas ajudam a reduzir a ansiedade e o estresse.

3. Durma bem

Ter boas noites de sono é fundamental para a saúde do corpo e da mente e para a manutenção das funções vitais, pois contribui para o rejuvenescimento da pele, para a saúde do coração e para a saúde mental.

Para garantir um sono tranquilo e reparador, é preciso manter algumas rotinas diárias antes de dormir. Por exemplo, evite mexer no celular enquanto estiver na cama, evite exercícios ou atividades físicas por pelo menos duas horas antes de se deitar, dê preferência para uma programação mais calma na televisão, use roupas confortáveis, mantenha uma temperatura ambiente no quarto e evite cafeína e alimentos gordurosos à noite.

Se possível, durma entre sete a oitos horas por noite, pois, dessa forma, você diminui a irritabilidade, a depressão e o estresse, além de uma grande variedade de doenças cardiovasculares.

4. Cultive laços sociais positivos

Um dos hábitos saudáveis menos difundidos, mas tão importante quanto uma boa alimentação e a prática regular de exercícios físicos, é o convívio social positivo, isto é, o cultivo de relacionamentos com pessoas que nos façam bem.

Crie oportunidades de estar na presença de pessoas especiais, compartilhando momentos únicos, até mesmo os mais difíceis. O desenvolvimento de vínculos positivos de amizade e laços afetivos gera a produção de endorfinas, o que ajuda a espantar a depressão, melhorar o humor e, até mesmo, diminuir as dores.

Convide um amigo ou familiar para tomar um café ou almoçar, mesmo que seja um evento de curta duração no meio da semana. Deixe as interações por meio de dispositivos eletrônicos de lado e invista mais no contato presencial. A sua saúde mental agradecerá.

5. Invista em seus hobbies

Por fim, mas não menos importante, um dos pontos cruciais para quem deseja tornar os hábitos saudáveis como parte do dia-a-dia é investir em atividades particulares que proporcionam prazer e realização, ou seja, seus hobbies.

Tire um tempo especial para ler o seu livro preferido, aprender um instrumento musical, pintar uma tela, jogar videogame ou simplesmente sair com os amigos. Seja qual for a atividade que lhe dá prazer, é muito importante que faça parte de sua vida, pois esse momento de descontração e relaxamento é necessário para a manutenção da saúde mental.

Em tempos de alta competividade e forte presença tecnológica na vida cotidiana, é muito importante tomar cuidado para não deixar esse tempo de lado e acabar focando apenas no trabalho e em responsabilidades. Lembrando que a presença de hábitos saudáveis também diminuem as chances de que você desenvolva doenças incapacitantes e, por isso, precise se afastar temporariamente do trabalho.

Como você pôde conferir, a presença de hábitos saudáveis em sua rotina pode contribuir de forma significativa para a saúde do corpo e da mente. Dessa forma, você pode usufruir de uma vida com muito mais qualidade, além de afetar positivamente todos que estão ao seu redor.

Gostou do artigo sobre 5 hábitos saudáveis que devem fazer parte de sua rotina? Então não deixe de conferir também o nosso conteúdo sobre o que é esgotamento profissional e como evitá-lo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.