Carro sem seguro: conheça 8 riscos!
Ainda existem pessoas que ficam em dúvida se vale a pena contratar um seguro auto. Sinceramente, esperamos que você não seja uma delas. Já pensou como seria precisar contar com a sorte sempre que fosse utilizar o carro? Afinal, imprevistos com o veículo podem acontecer a qualquer momento, em diferentes lugares e situações.
Ao dirigir um carro sem seguro, o motorista está abrindo mão da segurança e da tranquilidade, seja em momentos de trabalho ou de lazer. Isso porque, quando você não conta com essa proteção, precisa arcar com todo o prejuízo se algo acontecer.
Para você entender melhor a importância do seguro auto, trouxemos os principais riscos aos quais um automóvel sem essa cobertura está exposto. Além disso, mostraremos também quais são os mitos e verdades mais comuns sobre o seguro automotivo. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!
Índice
Quais são os principais riscos aos quais um carro sem seguro está exposto?
Veja a seguir quais são os maiores riscos aos quais o motorista está exposto ao dirigir um carro sem seguro.
1. Roubo ou furto
Independentemente de ser zero ou seminovo, qualquer carro, em qualquer lugar, corre o risco de ser roubado ou furtado. Porém, se o veículo não for recuperado e o motorista contar com um seguro, a seguradora pagará o valor integral do veículo.
Caso não haja cobertura por seguro, a única coisa a ser feita é um boletim de ocorrência e torcer para que o veículo seja recuperado em uma ação policial com o menor número de danos possíveis. Se isso não acontecer, o motorista terá que arcar com todo o prejuízo, mesmo que ainda esteja pagando as parcelas do financiamento do automóvel.
2. Colisões
Como as nossas ruas e estradas estão cada vez mais movimentadas, colisões se tornaram bastante comuns. Batidas de carro podem causar danos parciais ou totais ao veículo, porém, mesmo quando elas são pequenas podem gerar grandes despesas.
Além dos gastos com o próprio carro sem seguro, se o motorista for o culpado pela colisão, ele ainda terá que assumir os danos materiais e pessoais, como consultas médicas para as outras pessoas envolvidas. Entretanto, quando existe um seguro auto contratado, a seguradora providencia o conserto do seu carro e ressarce os prejuízos de terceiros.
3. Desastres naturais
Em épocas de grandes chuvas é comum assistirmos cenas de carros sendo arrastados por enchentes, alagados, empurrados por ventanias e destruídos por quedas de árvores. Como a natureza é imprevisível, ninguém está completamente livre de encontrar seu carro em alguma dessas situações.
Quem não tem seguro para o carro e passa por este infortúnio, caso tenha a sorte de não perder o veículo completamente, precisará arcar com diversas despesas. Isso inclui guincho para reboque, higienização do veículo, troca de vidros e de peças, entre outros.
4. Falta de socorro
O maior pesadelo de motoristas é ver o automóvel apresentar falhas em algum lugar remoto e não ter como resolver a situação. Afinal, qualquer carro está suscetível a sofrer imprevistos ou apresentar problemas independentemente da hora e do lugar.
O motor pode parar de funcionar no meio de uma estrada à noite ou em uma cidade estranha. Um carro sem seguro, neste contexto, fica exposto a todo o tipo de risco, pois não há como buscar socorro com urgência. Além disso, em casos problemas mecânicos ou de uma colisão, ainda que não tenha sido causada pelo motorista, o veículo necessitará de manutenção e, neste meio tempo, ele ficará a pé.
Já, o motorista de automóvel devidamente segurado, pode solicitar assistência técnica, reboque, diversos serviços cobertos pela apólice oferecida pela seguradora durante 24 horas, garantindo total praticidade e segurança, seja qual for a situação. Além do mais, dependendo da cobertura contratada é possível até mesmo contar com um carro reserva para que o motorista não fique a pé enquanto seu veículo é consertado.
5. Perda do patrimônio investido
A realidade é que ninguém contrata um seguro de automóvel esperando precisar usá-lo algum dia, concorda? Porém, um imprevisto pode ocorrer e, caso aconteça, é muito melhor contar com um bom seguro.
Diante de uma situação mais grave, como um acidente envolvendo o veículo que leve à infeliz perda total do bem ou, até mesmo, o roubo do automóvel, o motorista de um carro sem seguro está literalmente vendo milhares de reais investidos sendo jogados no lixo.
O seguro automotivo oferece coberturas adicionais que abrangem todo o tipo de sinistro, inclusive ocasiões que possam exigir o ressarcimento de altas quantias. Dessa forma, independentemente do que aconteça, o patrimônio é protegido e o dinheiro poupado.
6. Problemas com terceiros
Quando ocorre um acidente automotivo envolvendo o veículo de um terceiro, se o motorista estiver com seu carro sem seguro pode se ver diante de uma situação bem complicada. Caso a responsabilidade pelos danos seja dele, será preciso arcar com as despesas de manutenção do automóvel do terceiro também.
Além disso, a escolha de quem fará os orçamentos e os reparos será bastante problemática, devido às questões de prazos, preços, qualidade do serviço, entre outras. Sendo assim, uma das maiores vantagens de ter o carro devidamente segurado é a garantia de poder contar com soluções rápidas, simples e eficientes em situações como esta.
7. Gastos não planejados
Qualquer automóvel está sujeito a apresentar problemas mecânicos ou batidas, muitas vezes, em momentos inoportunos, isto é, quando o motorista menos espera. E não é preciso ser especialista em reparos automotivos para saber que as peças envolvidas em serviços de manutenção, na maioria dos casos, são caras. Sem mencionar as despesas adicionais com guincho e mão-de-obra.
Um dos riscos aos quais o motorista do carro sem seguro está exposto é ter gastos não planejados que podem comprometer o orçamento familiar. Por isso, vale a pena contratar um seguro automotivo, independentemente do seu veículo ser novo ou usado.
8. Desperdício de tempo
Digamos que você se planejou por meses para fazer uma viagem de carro. Você pesquisou bastante para traçar a rota até o destino, fez inúmeras concessões para conseguir estar livre em uma data específica e economizou dinheiro para o combustível, acomodação e demais despesas comuns neste tipo de aventura.
Porém, agora, imagine que no meio da estrada, em uma cidade desconhecida, o carro apresente algum problema e pare de funcionar. Por mais que você tenha guardado recursos para imprevistos, dependendo da situação, o veículo pode precisar ser removido para manutenção, o que representaria o fim precoce desta viagem tão esperada.
Sendo assim, um dos maiores benefícios do seguro para automóvel, como já mencionamos, está no fato de que esse tipo de serviço oferece coberturas adicionais criadas especificamente para proteger você de todo o tipo de eventualidade, como a possibilidade de contar com um carro reserva e poder continuar sua aventura.
Dado o contexto, vale mencionar que também existem seguros para viagem que podem aumentar a sua margem de segurança contra imprevistos.
Quais os principais mitos e verdades sobre o seguro auto?
Agora que você já conhece os maiores riscos que um carro sem seguro está exposto, mostramos alguns dos principais mitos e verdades sobre o seguro automotivo. Veja a seguir!
A probabilidade de usar o seguro é baixa
Mito! Esse pensamento é um grande equívoco, pois, mesmo que o motorista seja extremamente cauteloso e, ainda, mantenha seu carro sempre estacionado em lugares seguros, não há nenhuma garantia de que os terceiros terão o mesmo zelo.
Seguros automotivos são caros
Mito! O mercado de seguros de automóveis está cada vez mais popular, o que tem garantido preços muito mais democráticos para esse tipo de serviço. Para você ter uma ideia, quem decide contratar um seguro auto pode pagar até 30% menos na cobertura de seu bem.
Além do fato de que esse serviço oferece uma relação de custo-benefício indiscutivelmente vantajosa, já que, como você conferiu no decorrer deste conteúdo, há uma infinidade de riscos que o carro sem seguro está exposto e todos envolvem altos gastos de recursos financeiros.
O seguro não funciona
Mito! No entanto, antes de tomar a decisão de contratar qualquer tipo de serviço, é fundamental fazer uma boa pesquisa a respeito da reputação da seguradora e seu histórico de relações com outros clientes. Para isso, pesquise em órgãos de proteção ao consumidor e dê prioridade a companhias que sejam devidamente regulamentadas pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Sem dúvida, você não se arrependerá de negociar com uma seguradora de confiança e que realmente preze pelo bem-estar de seus clientes.
Acreditamos que após ler este post, você está convencido de que um carro sem seguro é uma péssima ideia. Então, procure uma empresa confiável para fazer a contratação do seu seguro auto, como a Valiant Seguros, por exemplo. Muito mais do que oferecer serviços de venda automotiva, ela realiza um verdadeiro trabalho de consultoria para entregar de maneira humanizada o que você realmente precisa. Assim, você terá um seguro auto customizado para o seu perfil. Além disso, ela estimula a sua educação financeira para que entenda a aplicação e a viabilidade do seguro
Se você está procurando um seguro com qualidade e valor agregado, entre em contato com a gente! Estamos ansiosos para atender você!