Organizar mudança: confira 3 dicas práticas!
Depois de comprar seu próprio imóvel, chega a hora de organizar a mudança. Esta etapa pode parecer cansativa e complicada, mas com certeza você a realizará com tranquilidade se planejar tudo com antecedência.
Na verdade, organizar mudança pode até ser fácil e prazeroso. Mantendo a mente aberta, este processo pode ser um momento de reorganizar os pertencentes da família e refletir sobre o que será útil ou não nessa nova fase da vida de vocês.
Para ajudar você e os moradores da casa nova, trouxemos 3 dicas que podem tornar o momento de organização bem mais tranquilo. Então não perca tempo e confira!
Índice
1. Descarte o que não tem mais utilidade
A melhor maneira de começar o processo da mudança é descartando tudo que não terá mais utilidade em seu novo lar. Isso evitará despesas e tornará a mudança mais fácil e rápida, já que você deverá levar menos tempo empacotando e transportando objetos. É um ótimo momento para decidir o que continuará na vida da família e realizar não apenas uma troca de ambientes, mas a renovação de todas as energias.
Como muitas vezes é difícil desapegar, comece a aplicar algumas estratégias. Questione se o objeto está quebrado, se tem conserto ou se está muito velho. Outra dica é doar ou reciclar tudo aquilo que os moradores não utilizaram nos últimos 6 meses.
2. Faça listas
Assim como a maioria das coisas que necessitam de um planejamento, organizar mudança também exige listas. Seguindo esta dica, ficará mais fácil saber para qual caixa e depois para qual cômodo vai cada objeto. Você também pode fazer listas de acordo com os responsáveis pela mudança.
Comece listando tudo o que é indispensável levar para a casa nova e depois anote também os objetos secundários, mesmo que sejam pequenos. Dessa forma, anote conforme embala cada um deles e depois, já na casa nova, confira se tudo está ali.
3. Identifique o conteúdo de cada caixa
Conforme os objetos são colocados nas caixas, utilize adesivos específicos para identificar o que está dentro de cada caixa e a que cômodo do imóvel ela pertence. Assim, conforme a mudança for descarregada, cada caixa deverá ser levada para o seu devido lugar. Por exemplo: pratos e talheres (cozinha), toalhas e sabonetes (banheiro).
Outra dica é escrever “frágil” nas caixas com conteúdos fáceis de quebrar, principalmente quando pessoas de fora estão ajudando com a mudança e não conhecem o conteúdo da caixa. Dessa forma, todos terão mais cuidado e isso evitará surpresas desagradáveis no momento de desempacotar.
Seguindo essas dicas você notará como organizar mudança não será mais uma dor de cabeça. Quando esse processo é planejado, fica muito mais fácil colocar cada coisa em seu lugar no imóvel novo. Com cuidado e atenção, você evitará que as caixas fiquem dias ou até meses encostadas em algum canto e a família aproveitará ainda mais rápido as vantagens do novo lar.
Que tal deixar seus amigos por dentro dessas dicas e facilitar a organização da mudança deles também? Compartilhe em suas redes sociais e ajude os seus contatos!