Seguro de vida ou plano de saúde? Veja quais as diferenças
Segurança, garantia e estabilidade: esses conceitos são cada vez mais importantes na vida toda pessoa. Hoje, falaremos sobre duas soluções fundamentais na vida adulta, sobretudo para quem está constituindo família e patrimônio. Afinal de contas, você sabe dizer quais são as diferenças entre seguro de vida ou plano de saúde? Isso é o que você descobrirá nesta leitura.
Ainda que em alguns momentos esses dois produtos funcionem de maneira semelhante, existem diferenças cruciais entre as modalidades que precisam ser avaliadas. Por isso, elaboramos este material exclusivo sobre o assunto, destacando tudo o que você precisa saber para contratar o serviço que melhor satisfaça às suas expectativas. Então, não fique de fora e acompanhe!
O que é um seguro de vida?
Um seguro de vida é um contrato estabelecido entre seguradora e segurado em que a empresa se compromete a indenizar o usuário da apólice em caso de sinistro — que é a ocorrência de uma das situações cobertas em contrato. Tratando-se de seguro de vida, as principais coberturas são para os casos de doenças, invalidez e morte.
O objetivo central desse tipo de apólice é proteger os entes queridos de dificuldades financeiras que possam surgir após a morte do segurado. Isso garante conforto emocional e estabilidade financeira para quem fica. Por isso, é uma apólice muito contratada por quem ocupa a posição de provedor na família, tais como mães, pais e afins.
O que é um plano de saúde?
Por outro lado, o plano de saúde é um contrato no qual uma instituição se compromete a prover atendimento, suporte, orientação e procedimentos médicos ao usuário de acordo com as condições estabelecidas no contrato. Aqui, também não há segredo: quanto mais sofisticado o plano, maior o leque de possibilidades, cuidados, comodidades e proteções.
Quais as diferenças entre seguro de vida e plano de saúde?
Existem pelo menos cinco pontos diferenciais entre seguros de vida e planos de saúde, as quais demonstram que não existe uma solução melhor entre os dois produtos, mas que eles são soluções complementares. Confira a seguir!
Finalidades
Em grande parte, um seguro de vida cobre circunstâncias relacionadas à morte, enquanto um plano de saúde cobre cuidados médicos realizados em vida. O seguro pode proteger os entes queridos do segurado de dificuldades financeiras que possam surgir após a morte, enquanto o plano cobre despesas médicas como consultas, exames e cirurgias.
Coberturas
As coberturas do seguro de vida são invalidez temporária ou permanente, doenças graves e falecimento, em que a apólice indeniza o usuário ou seus beneficiários com o valor estipulado em contrato. Já o plano cobre uma demanda por serviços médicos de acordo com o contrato, tal como consultas, exames, procedimentos, acomodações e afins.
Assistências
Atualmente, muitos seguros (não apenas o de vida) oferecem uma série de benefícios que melhoram a qualidade de vida do segurado, tais como as assistências residenciais, automotivas, tecnológicas e afins. Isso também ocorre com os planos, tal como a cobertura de despesas médicas, soluções de telemedicina, serviços de ambulância e afins.
Seguranças
Tecnicamente, ambos os produtos oferecem segurança financeira, mas de maneiras diferentes. O seguro oferece uma proteção efetiva em caso da morte do segurado, pagando uma indenização estipulada em contrato, enquanto o plano de saúde protege o orçamento do usuário em vida, cobrindo despesas médicas que rapidamente podem se acumular.
Vantagens
O seguro é mais focado na estabilidade financeira de quem fica, enquanto o plano de saúde é uma camada adicional de segurança que serve para blindar o seu patrimônio em vida do peso das despesas médicas, as quais naturalmente crescem com o passar do tempo.
É por isso que, no fim das contas, ao escolher um seguro de vida, é importante considerar a sua situação financeira e a dos seus beneficiários. Além disso, é válido comparar as diferentes opções disponíveis e escolher a que melhor atenda às suas necessidades, pois é apenas por meio do planejamento que se torna possível tomar boas decisões.
Por que é importante ter um seguro mesmo já tendo um plano?
Por fim, é preciso entender a importância de ambas as ferramentas. Como você observou nesta leitura, as soluções atendem a finalidades diferentes, ora protegendo a estabilidade financeira de quem fica, ora protegendo o patrimônio de despesas em vida.
Por isso, é importante ter um seguro de vida mesmo que você já tenha um plano de saúde. Afinal de contas, é assim que você maximiza a proteção do seu orçamento: adotando boas práticas e ferramentas de gestão, quitando dívidas, elaborando uma reserva de emergência, investindo em seguros, contratando planos de saúde e realizando investimentos.
Além disso, vale a pena olhar para o seguro de vida sob o ponto de vista do planejamento financeiro. Isso porque a indenização paga por seguros é isenta de impostos e transferida imediatamente para a conta dos beneficiários do contrato, oferecendo, portanto, uma solução prática e cômoda para quem quer deixar um legado sem burocracias.
Outro ponto importante é que um bom seguro de vida pode até mesmo proteger uma empresa. Imagine um negócio que conta com uma série de dívidas. O espólio pago pelo seguro pode ser utilizado para certas pendências e manter a operacionalidade da única fonte de renda desta família.
No fim das contas, o seguro de vida (assim como outras apólices) tem o objetivo de criar uma camada adicional de segurança e estabilidade financeira, posicionando um recurso que pode ser acessado imediatamente, desde que aconteça uma das situações descritas em contrato.
Como você viu, seguro de vida ou plano de saúde são diferentes e complementares. Essas soluções são bastante importantes tanto para o usuário (no caso do plano) quanto para os entes próximos (no caso do seguro), pois são excelentes para blindar o seu patrimônio de situações inusitadas, além de riscos comuns ligados ao envelhecimento e à passagem da vida.
Agora que você sabe mais sobre seguro de vida e plano de saúde, aproveite para enriquecer a nossa discussão compartilhando alguma experiência ou dúvida que tenha sobre ambos os produtos. Para isso, basta deixar o seu comentário logo abaixo!