O que diz a lei sobre o limite de insulfilm?

Quando o assunto é limite de insulfilm nos vidros do carro, é comum que surjam muitas dúvidas e opiniões equivocadas. Afinal, é de conhecimento público que a lei, de fato, estabelece regras para uso de películas de escurecimento, mas você saberia dizer quais são essas regras?

Pensando nisso, preparamos este post para você saber tudo o que diz a lei sobre o limite de insulfilm nos vidros do automóvel. Para conhecer mais sobre o assunto, continue a leitura do artigo!

Qual a lei que regulamenta o limite de insulfilm permitido?

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) analisa as leis referentes às normas de trânsito, como o limite de insulfilm, atribuindo, por sua vez, a competência ao Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Em 2007, após avaliar as normas de regulamentação pertinentes ao uso de películas protetoras de escurecimento, a Resolução de n° 254 foi expedida para restringir as porcentagens de visibilidade e aplicações de determinados modelos de insulfim.

Qual o limite de insulfilm permitido?

Afim de garantir a segurança de todos os envolvidos no trânsito, isto é, motoristas, passageiros e pedestres, a lei determina um limite de insulfim permitido para não prejudicar a capacidade de visão necessária para dirigir. Essa delimitação varia conforme a posição do vidro no carro.

Diferente do que muitos pensam, é permitido instalar insufilm no para-brisa do automóvel. De acordo com o que estabelece o Conselho Nacional de Trânsito, o limite da aplicação do produto nesse local é de 75%. Enquanto, nos laterais, é de 70% e, 28%, nos demais vidros.

Engana-se quem acredita que os agentes fiscalizadores não têm meios para verificar esses níveis. O fiscal pode utilizar um dispositivo chamado luxímetro para analisar a passagem de luz. Se o insulfilm estiver acima do limite permitido por lei, o motorista pode ser multado em torno de R$ 195,53 e, ainda, levar cinco pontos na carteira, além da possibilidade de ter o carro retido para regularização.

Por que há limite de insulfilm?

Respeitar o limite de insulfilm determinado por lei é fundamental para garantir a segurança do próprio motorista. Afinal, um vidro muito escuro pode prejudicar a visibilidade e causar acidentes. Portanto, se você for colocar a película de escurecimento, procure por lojas especializadas, pois os profissionais, certamente, saberão indicar a opção mais adequada ao seu carro.

Como se proteger além da colocação de insulfilm?

Sem dúvida, o insulfim é uma excelente alternativa para amenizar a temperatura interna do veículo, diminuir o excesso de luminosidade que pode afetar a visão do motorista, oferecer proteção contra raios UV e, ainda, aumentar a segurança.

No entanto, as películas de escurecimento não são os únicos itens que devem ser considerados. Fazer um seguro auto é imprescindível para proteger o seu patrimônio contra roubos, furtos, danos contra terceiros e avarias causadas por acidentes de trânsito. Dependendo do plano escolhido, a seguradora até pode realizar a reposição do vidro e do insulfilm, caso ocorra um sinistro.

Como você pôde ver, a lei determina um limite de insulfim para ajudar a evitar acidentes de trânsito. Se você deseja aumentar a segurança de seu carro, o ideal é, além de aplicar uma película protetora sobre os vidros, contratar um seguro auto.

Gostou deste conteúdo sobre o que diz a lei a respeito do limite de insulfilm? Então, aproveite para compartilhar este artigo nas redes sociais para que seus amigos e familiares também tenham acesso a essas informações!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.