6 dicas fundamentais para a compra de carro seminovo
A compra de um carro seminovo tem a economia como seu principal atrativo. Um carro zero desvaloriza muito no momento em que é retirado da concessionária, então o custo de um seminovo é proporcionalmente menor.
É preciso, no entanto, tomar alguns cuidados para garantir que essa economia não seja gasta com imprevistos e problemas escondidos “debaixo da lataria”. Confira nossas dicas para ficar só com os benefícios, evitando os problemas e gastos desnecessários na compra de um carro seminovo.
1. Verifique o motor
O motor tem uma vida útil limitada, e é comum encontrar sinais de que ela está chegando ao fim nos automóveis mais antigos. Fumaça mais densa e escura saindo pelo escapamento, vazamento de óleo nas juntas do motor e ruídos de mau funcionamento são pistas importantes. Popularmente, os mecânicos usam a expressão “motor batendo” justamente em função do barulho, que é muito característico de uma batida dentro do motor.
Quando esses sinais aparecem em um seminovo, que ainda não sofreu o desgaste natural, indicam falta de cuidado com a manutenção. Deixar de trocar o óleo, por exemplo, pode gerar problemas sérios. Mesmo que o preço de compra seja vantajoso, é preciso ter cuidado, pois o carro pode esconder outros problemas e você precisar de mais do que a retificação do motor.
2. Confira a pintura
A pintura é uma excelente referência do estado do automóvel e um indicativo de reparos na lataria. Diferenças de tonalidade e textura, bem como problemas de alinhamento de portas podem ter como causa o conserto em razão de um acidente.
3. Verifique os vidros
Existe uma lei que obriga a impressão do número dos chassis do carro no vidro. As fábricas efetuam esse procedimento como padrão, mas o mesmo não ocorre quando eles são trocados, o que pode indicar que o veículo sofreu um acidente.
4. Evite os veículos recuperados
Algumas pessoas compram carros com perda total ou graves problemas estruturais, os recuperam e vendem, obtendo um bom lucro. É fundamental que você dê especial atenção às duas últimas dicas deste post.
Além desses casos, também pode ocorrer de tentarem vender um carro que passou por uma enchente. Nessas situações, é provável que ele esteja exageradamente perfumado, para disfarçar o cheiro, mas sinais de ferrugem embaixo do estepe e embaixo do veículo também são pistas para considerar.
5. Ouça opiniões
Se alguém teve um problema com uma revenda, por exemplo, provavelmente vai se manifestar sobre isso na Internet. Use isso a seu favor! Uma rápida busca em um mecanismo de pesquisa pode evitar muitos problemas.
Se você tem um mecânico de confiança ou pode contar com alguém que entende de carros, não deixe de consultar essas pessoas. Outra pesquisa importante é junto a um corretor de seguros, para saber o investimento necessário na proteção de cada opção de veículo à venda.
6. Pesquise informações sobre o veículo
O site do Detran do seu estado é uma visita obrigatória. Com os dados do veículo você pode pesquisar se existem multas pendentes ou outra irregularidade. Alguns estados oferecem a consulta de roubo, mas também é possível consultar a Polícia Civil para obter essa informação.
O manual do proprietário também deve ter o registro das revisões fornecido pela concessionária autorizada, por isso, é outra fonte de consulta indispensável.
Na hora da compra do carro seminovo, não se esqueça de testá-lo. É nesse momento que você observa barulhos suspeitos e confere a dirigibilidade do veículo. Mesmo que você já conheça a marca e o modelo, o ideal é sempre conferir se o automóvel é do seu agrado.
Agora que você já sabe o que conferir na compra do carro seminovo, entenda quando trocar de carro e confira 5 dicas para você não perder dinheiro!