Conheça 3 itens que o Seguro Auto não cobre!
Realizado o sonho de adquirir um carro novo, o próximo passo é a contração do Seguro Auto, preferencialmente antes mesmo de sair da concessionária. Dessa forma, você tem a garantia de que seu bem está protegido.
Se você ainda não está adaptado ao termo, o Seguro Auto é contratado para que, caso aconteça algum sinistro, ou seja, algum acidente ou prejuízo material referente ao carro, a seguradora indenize o segurado. Vale lembrar que o Seguro Auto não cobre o que não for acordado no momento da contração do seguro.
As coberturas podem variar de acordo com o serviço contratado, mas existem alguns casos que são comuns a quase todos e o Seguro Auto não cobre. Confira três destas situações!
Índice
1. Acessórios
A maioria dos Seguros Auto cobrem apenas o que é chamado de “casco” do veículo, ou seja, chassi, carroceria, motor e caixa. Acessórios e equipamentos adicionais como aparelhos de som, rodas esportivas, blindagem de kit Gás Natural Veicular ficam descobertos. Os vidros podem ou não estarem incluídos na cobertura básica.
Caso você conte com vários destes acessórios em seu veículo, talvez valha a pena contratar um seguro customizado com coberturas adicionais e específicas para esses itens. Porém, vale lembrar que elevará o valor do seguro.
2. Situações de risco
Situações de risco costumam ser unanimidades no momento da contratação de um seguro. Dificilmente você encontrará um serviço que cubra alguma delas. Isso porque, você estará expondo seu veículo a riscos de forma consciente.
Alguns exemplos de situações de risco são: passar com o carro pelo meio de uma manifestação, tentar atravessar uma área alagada, participar de eventos de competição (como corridas e trilhas), trafegar na areia da praia e em regiões ribeirinhas, dirigir sob efeito de álcool ou qualquer outra substância tóxica, trafegar com lotação de passageiros, entre outras.
Danos causados por situações de risco não ocasionadas diretamente pelo proprietário do veículo também não costumam serem cobertos pela seguradora, como guerras e rebeliões.
3. Serviços extras
É bastante comum que o seguro cubra serviços como guincho e assistência quando houver problemas no carro. Porém, em situações ocasionadas por depreciação pelo uso, defeitos mecânicos e ou instalações elétricas feitas incorretamente não costumam entrar no pacote, ao menos que estejam expressamente previstas no contrato.
Porém, caso encaixe no perfil das suas necessidades, a maioria das seguradoras oferecem serviços que podem ser contratados à parte, como carro reserva, troca de pneus, manutenção do carro, transporte e hospedagem de acordo com o local de ocorrência do sinistro.
Não é por acaso que para contratar o serviço a lei exija que o proprietário do veículo seja intermediado por uma corretora de seguros. A função deste profissional é analisar o perfil do segurado, cotar valores e orientá-lo a escolher a melhor opção. Sendo assim, é extremamente importante contar com especialistas de excelência em Seguro Auto para fazer uma contratação segura e transparente.
Como você pôde perceber após a leitura, existem alguns itens que o Seguro Auto não cobre, por isso, ao contratar o serviço é fundamental conhecer todas as opções de cobertura para saber qual é a apólice mais coerente com o seu bolso e perfil, assim, você não terá surpresas desagradáveis no futuro.
Pretende contratar um Seguro Auto e ainda está com dúvidas? Não excite em entrar em contato conosco! Será um prazer ajudar você a proteger o seu veículo!