De quanto em quanto tempo devo fazer a revisão do carro?
Barulhos, cuidados e prevenção. Como todos sabemos, a revisão do carro é um procedimento indispensável à durabilidade mecânica do veículo, o que, inclusive, interfere diretamente na condução do automóvel — sobretudo em termos de segurança, conforto e direção.
Por isso, aproveitamos para falar sobre o tema. Aqui, você encontrará as principais curiosidades no assunto, compreendendo o momento ideal para a revisão, os pontos avaliados no procedimento, a relação desse serviço com a sua apólice de seguro e muito mais. Então, não perca tempo e acompanhe!
Índice
Qual o momento ideal para fazer a revisão do carro?
A começar pela principal curiosidade no tema. Como é do conhecimento popular, todo procedimento automotivo, principalmente os preventivos, são recomendados de acordo com algum intervalo, que pode ser de tempo ou distância — respectivamente, meses ou quilômetros.
Além disso, é bom notar que essa periodicidade pode variar de acordo com a intensidade do uso do veículo e da peça em questão. Quer um exemplo? Então, pense nas velas de ignição. Caso não saiba, esse é o componente responsável por emitir uma faísca elétrica na câmara de combustão.
Essa faísca, em contato com a injeção de combustível e ar na câmara, catalisa uma explosão controlada. A força dessa combustão movimenta os pistões que, conforme giram, criam força mecânica, que é deslocada às rodas, promovendo a aceleração.
Tradicionalmente, é indicada a revisão das velas a cada 20 mil quilômetros rodados — o que pode variar de acordo com a recomendação da montadora do veículo, que é a entidade melhor preparada para orientar o tempo de desgaste das peças no automóvel em questão.
Por outro lado, existem componentes como o filtro do ar-condicionado, que é, praticamente, uma bucha captadora de partículas nocivas à respiração. Geralmente, a revisão do item é indicada a cada 15 mil km ou 6 meses de rodagem.
Mas esse é o caso mais emblemático de como a periodicidade da revisão pode variar. Por exemplo, imagine um veículo que circula diariamente por uma zona industrial. Nesse caso, a necessidade de verificar o filtro é muito mais urgente do que a de um veículo utilizado apenas nos finais de semana.
É por isso que é tão importante atender às revisões programadas. Em vez de realizar o checkup isolado de cada componente por sua periodicidade, a revisão periódica, realizada a cada 10 mil km, oferece um acompanhamento detalhado da “saúde” do seu carro, verificando vários componentes a cada encontro.
Dessa forma, você se mantém tranquilo e protegido, rodando com a certeza de que tem um veículo seguro e bem ajustado — evitando rodar com peças em desgaste avançado, que colocam em risco tanto a sua segurança como a das demais pessoas no trânsito.
Quais os principais pontos avaliados na revisão?
Como sugere o nome, a revisão periódica é espaçada em intervalos. Além disso, como notou acima, os componentes apresentam arcos de desgaste variados, o que faz com que cada revisão avalie um conjunto diferente de pontos, peças e possíveis problemas. Abaixo, detalhamos essa questão.
10 mil quilômetros
Na revisão de 10 mil km, é feito um checkup geral da direção, o que inclui a análise e calibragem dos pneus, assim como os procedimentos de alinhamento e balanceamento. Além disso, conforme sugerido pelo manual do veículo, é possível analisar peças como a vela de ignição e afins.
Essa revisão também inclui a análise e substituição de componentes como os filtros de ar do motor, do ar-condicionado e do combustível. Geralmente, a necessidade de troca fica evidente aos 15 mil km, e a revisão periódica dos 10 mil km pode antecipar isso para garantir o funcionamento pleno do veículo.
Em uma boa oficina, como os centros automotivos da Porto Seguro, toda revisão é um checkup geral, o que garante o diagnóstico do desgaste de todas as peças principais, mesmo que ainda não esteja explicitamente indicado a necessidade de revisão.
20 mil quilômetros
A partir dos 20 mil km, a revisão periódica repete os diagnósticos feitos na anterior (por bater 10 mil km pela segunda vez) mas acrescenta algumas análises. Geralmente, essa é a hora de substituir as palhetas do para-brisa e analisar as coifas do sistema de transmissão.
40 mil quilômetros e acima
A partir dos 40 mil km, a revisão se aprofunda em componentes mais críticos, como a válvula termostática e a correia do comando de válvulas. A partir dos 60 mil km, a revisão analisa o conjunto de pneus, promovendo o rodízio ou substituição conforme necessário. Também nessa marca ocorre a verificação do sistema de suspensão, com a manutenção do amortecedor, a análise e troca das mangueiras do sistema de combustível.
Para encerrar, a revisão dos 100 mil quilômetros. Nessa etapa, os sistemas mais robustos e duráveis do veículo são colocados sob análise, pois finalmente chega a hora da troca. Aqui, falamos da bateria, de todos os sensores do motor e, talvez mais importante, de todos os componentes do sistema de freio.
Qual a importância da revisão e da apólice de seguro?
Por fim, é hora de conhecer a importância da revisão do seu veículo e a relação disso com o seguro automotivo. Como pôde notar ao longo da leitura, a revisão periódica é um procedimento de caráter preventivo, que serve justamente para acompanhar a “saúde” do veículo ao longo da jornada de uso.
Com a revisão em dia, obedecendo as recomendações de troca, você garante um automóvel em perfeito estado operacional, evitando o desgaste prolongado das peças que podem se alastrar para os demais componentes do veículo. Em outras palavras, você tem um carro seguro, funcional e bem ajustado.
Por consequência, a renovação do seguro pode se tornar mais estável em preço — logicamente, considerando um bom histórico de condução. Além disso, vale notar que existem apólices no mercado que já incluem planos de revisão periódica, incentivando a disciplina e os cuidados com o veículo.
Por fim, é interessante notar como os centros automotivos de uma boa seguradora, como a Porto Seguro, podem beneficiar o seu carro e o seu bolso. Diferente das oficinas terceirizadas e concessionárias, não existe o interesse de empurrar procedimentos e peças adicionais, pois para uma seguradora, o objetivo é que você rode com segurança, sem pagar a mais por isso.
Agora que você entende a importância da revisão do carro, aproveite o momento para garantir a segurança e durabilidade do seu veículo com as nossas apólices. Para isso, basta acessar nossa página e entrar em contato!