calibragem do pneu

Calibragem de pneus: como e quando fazer?

Se você tem um carro, provavelmente já precisou fazer calibragem do pneu, que nada mais é do que manter determinada quantidade de ar dentro da borracha. A quantidade é recomendada pelo fabricante do veículo de acordo com o tamanho e o modelo.

A calibragem é um dos principais cuidados na manutenção de pneus e deve fazer parte da rotina de cuidados. Porém, o assunto ainda desperta dúvidas em muitos motoristas e devem ser sanadas o quanto antes, pois pneus murchos ou cheios demais têm a sua durabilidade reduzida, além de causar acidentes.

Por isso, trouxemos este post para você entender não só o que é calibragem de pneu, mas também quando fazê-la e quais são os cuidados necessários durante a tarefa. Vamos lá?

Quando calibrar o pneu?

A maioria dos motoristas fica um longo período sem fazer a calibragem do pneu. Porém, o ideal é calibrá-los semanalmente ou, no máximo, a cada 15 dias, assim como antes de pegar estrada.

Outra dica é não fazer a calibragem com os pneus quentes, ou seja, não rodar mais do que 3 km antes de ir até a oficina mecânica ou ao posto de combustível. Isso porque pneus quentes aumentam a calibragem, o que acarreta o estouro da borracha.

Como calibrar pneu?

Basta ir até um mecânico ou posto de combustível e manter atenção aos cuidados que vamos mostrar na sequência.

Verifique o manual

Como não existe uma pressão universal, você precisa consultá-la no manual do seu carro. Lá, vai descobrir a pressão correta para calibrar os quatro pneus e o estepe. Na maioria das vezes, essa informação também está em um adesivo na parte interna da tampa do combustível ou na lateral interna da porta do motorista.

Ao encontrar a tabela de calibragem, você vai se deparar com três unidades de medidas: PSI, BAR e kPI. Utilize a primeira, a qual se refere ao sistema utilizado no Brasil.

Esteja atento às recomendações do fabricante

No manual do veículo, você também encontrará informações sobre situações em que é recomendado utilizar calibragens diferentes, as quais são chamadas de “calibragem de carga” e “calibragem de solo”.

A maioria das fabricantes recomenda colocar um nível de pressão maior nos pneus traseiros quando o veículo for transportar pesos maiores, como em casos que enchem o porta-malas de bagagem para viagem. Ao mesmo tempo, se o carro for percorrer areia ou lama, é recomendada uma pressão mais baixa.

Não se esqueça do estepe

Muitas pessoas esquecem ou mesmo ignoram o estepe no momento de calibrar os pneus. Esse erro bastante comum causa situações difíceis para motoristas que têm o seu pneu furado durante um percurso, principalmente na estrada. Afinal, é ele que substitui o pneu deteriorado e permite a continuação da viagem.

Sendo assim, independentemente de onde o estepe fica localizado no interior do seu veículo, ele deve ser calibrado ao menos a cada quinze dias.

Agora que você já sabe quando e como fazer calibragem do pneu, nunca mais deixará de ficar atento a esse ponto. Afinal, essa é uma ação que não pode ficar para depois, pois um pneu com maior ou menor pressão ocasiona não só danos materiais, mas acidentes.

Quando falamos em prejuízos financeiros, a pressão incorreta aumenta o consumo de combustível, diminui a durabilidade do pneu em cerca de 30% e exige mais do motor do carro. Ao tratar de segurança, os danos são maiores ainda. Um pneu desregulado tem mais probabilidade de causar aquaplanagem, redução na precisão da direção, desencaixe da roda, problemas na hora de frear o carro, entre outros.

Quer ficar pode dentro de outros assuntos relacionados à manutenção de veículos? Então, não deixe de curtir a nossa página no Facebook!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.