Apartamento ou casa: qual a melhor opção?
Investir em imóveis é uma prática tradicional no mercado brasileiro. Apesar disso, existe uma dúvida que persiste entre os consumidores, principalmente entre aqueles que pretendem morar depois da aquisição. Afinal de contas, apartamento ou casa? Eis a questão!
Por isso, preparamos este post especial sobre o tema. O objetivo é demonstrar os prós e contras de cada opção, indicando como essa escolha está diretamente relacionada às suas expectativas, necessidades e rotinas. Então, continue a leitura!
Qual a melhor opção entre apartamento ou casa?
A escolha entre casa e apartamento é comum no processo de compra. Com exceção do consumidores que já tomaram uma decisão, essa é uma escolha que preocupa compradores de todos os tipos, mas principalmente aqueles de perfil familiar.
Aqui, falamos especificamente de recém-casados, casais que estão começando a formar uma família. Em especial, esse perfil de consumidor é dotado de uma postura mais moderada nas suas decisões, pois são estimulados a pensar nas implicações futuras dessa compra.
Mas no fim das contas, o que realmente importa é perceber que a decisão entre casa e apartamento é uma comparação entre dois estilos de vida. Por isso, a melhor forma de garantir uma boa aquisição é observando qual imóvel melhor atende a sua rotina.
Além do mais, o comprador também precisa ser muito claro quanto ao objetivo dessa compra. Caso esteja comprando para se estabelecer, considerando viver por um bom tempo nesse imóvel, a qualidade de vida e a tranquilidade são ainda mais importantes.
Caso a aquisição seja com fim residencial, mas com um caráter mais temporário, focado mais na valorização e uma futura mudança, as prioridades mudam. Por isso, elaboramos este conteúdo, com o objetivo de ajudar você a entender suas expectativas até tomar uma boa decisão.
Quais os prós e contras dos apartamentos?
A começar pelos “queridinhos” das regiões centrais e metropolitanas. Como todos sabemos, os “apês” são famosos por sua versatilidade urbana, mas isso não os isenta de alguns defeitos que podem influenciar na sua experiência. Dê uma olhada!
Vantagens
Os benefícios de morar em apartamento estão relacionados à:
- segurança;
- praticidade;
- acessibilidade.
Comparando casas e apartamentos de preços semelhantes, é possível notar que os apartamentos se destacam nesses três critérios. A segurança ocorre tanto pelo investimento condominial como pelo fator coletivo.
Comparativamente, o acesso a um apartamento em um prédio com vários andares, câmeras e portões tende a ser muito mais protegido do que uma casa, em que a porta frontal está voltada para a rua e sua calçada. Em segundo, destacamos a praticidade.
Por serem construções prediais, geralmente, bons apartamentos são localizados em regiões centrais e convenientes para moradores de regiões urbanas. Em capitais, isso significa a proximidade imediata com hospitais, shoppings, universidades, centros comerciais etc.
Em comparação, casas em bairros centrais e afluentes costumam custar muito mais do que os apartamentos com especificações semelhantes. Por fim, a acessibilidade. Prédios costumam ter melhores posições em uma cidade, reduzindo tempo de trânsito em deslocamentos e afins.
Desvantagens
As principais desvantagens desse tipo de imóvel são:
- barulhos;
- regras;
- custos.
O principal desafio da vida em apartamento é justamente o aspecto coletivo da experiência. Mesmo que você opte por prédios de alto padrão, ainda é possível escutar passos e estampidos intensos ao longo do dia.
Além disso, sempre que alguém decidir pendurar um quadro, você escutará o som ensurdecedor de uma furadeira. Inclusive, a vida em comunidade pode ter seus pontos baixos, caso você more ao lado de vizinhos barulhentos.
Em segundo, destacamos as regras. Por mais que o imóvel seja seu, você mora em um ambiente coletivo. Desse modo, normas são criadas para estimular a boa convivência. Como toda regra, elas limitam sua liberdade em alguns aspectos — o que pode ser frustrante e negativo.
Por fim, os custos. Comparando com casas sem condomínios, o custo de vida em apartamentos pode ser um pouco mais elevado, pois você precisará arcar com as taxas condominiais mensais, que podem ser proporcionalmente maiores, conforme o padrão do seu prédio.
Quais os prós e contras das casas?
Agora é o momento de falar das casas, a escolha número 1 de quem busca liberdade. No entanto, como já destacamos, todo bônus tem seu ônus. A experiência de moradia em uma casa pode ser fantástica, mas em outros aspectos, preocupante. Entenda!
Vantagens
Entre as vantagens de morar em uma casa, destacam-se pontos como:
- disponibilidade de espaço;
- privacidade
- versatilidade.
O espaço é um fator autoexplicativo, pois casas podem usar a totalidade da área útil de seus terrenos, enquanto os apartamentos são projetados para otimizar o pouco espaço disponível, já que suas plantas têm menores dimensões.
Esse espaço é especialmente importante para quem tem filhos, já que isso dá liberdade para as crianças brincarem pelos ambientes. Em segundo, a privacidade. Nos centros urbanos, até a proximidade entre prédios pode prejudicar sua privacidade, já que sempre existem janelas voltadas às ruas.
Nos subúrbios residenciais, as casas têm mais espaço, vistas e privacidade, o que permite uma rotina com mais liberdade, sem se preocupar com multas relacionadas a barulhos de passos e questões afins.
Por fim, a versatilidade para reformar um apartamento. O proprietário precisa atravessar um mar de burocracias e adversidades, geralmente, relacionadas à gestão do condomínio. Em uma casa, desde que você respeite as normas estruturais da prefeitura, tudo é possível.
Ainda falando sobre versatilidade, destacamos a facilidade para realizar uma mudança. Mesmo em apartamentos com elevador de serviço, o deslocamento de mobílias e eletrodomésticos costuma consumir muita energia e tempo, o que é rapidamente solucionado nas casas.
Desvantagens
Comparando apartamentos centrais com casas em bairros residenciais e fora de condomínio, estas são as desvantagens:
- custo de aquisição;
- segurança menor;
- localização.
O custo de aquisição fala por si só, pois as vantagens das casas elevam seus preços em relação aos apartamentos. Além disso, sem a proteção condominial de porteiros, portões, vigias, andares e câmeras, as casas são, relativamente, menos seguras do que os apartamentos. No entanto, em casas localizadas em condomínios fechados, essas inseguranças são minimizadas.
Por fim, a localização. Mesmo em casas excepcionais, com alto padrão e em condomínios fechados, é comum que o imóvel esteja localizado em um subúrbio residencial. Muitas vezes, isso é justamente para garantir maior conforto, silêncio e qualidade de vida aos moradores.
No entanto, isso significa maior distância em relação aos centros urbanos, com imóveis mais longes de shoppings, hospitais, universidades, distritos comerciais e financeiros. Como pode notar, no fim das contas, investir em casa ou apartamento é uma questão de estilo de vida.
Mas pode ser que você não esteja seguro para tomar essa decisão, pois mesmo que o apelo residencial de uma casa chame a atenção da sua família, você ainda precisa de foco na sua carreira no centro urbano. Por isso, convidamos você a entrar em contato conosco para que possamos te ajudar nessa decisão.
Agora que você está bem equipado para decidir entre apartamento ou casa, aproveite para enriquecer a discussão, deixando o seu comentário abaixo desse post!