Seguro: despesa ou investimento?
Se pudéssemos prever o futuro, muitas coisas seriam mais fáceis de lidar. Poderíamos evitar acidentes, tratar problemas de saúde antes dos primeiros sintomas e até mesmo antecipar reformas em casa para evitar goteiras ou problemas elétricos.
Claro que as coisas seriam mais fáceis assim, mas infelizmente não é a nossa realidade. Hoje, contar com um seguro é uma excelente forma de evitar grandes prejuízos que possam impactar em seu caixa e mudar completamente o rumo de sua organização financeira.
Contratar esse serviço é uma garantia de proteção ao seu patrimônio e de terceiros. Por isso, muitos se questionam se um seguro serve como um investimento ou apenas uma despesa a mais no final do mês.
Para esclarecer esse ponto, separamos este texto explicando todos os detalhes para você entender o papel de um seguro em sua vida e como ele pode ser benéfico para você. Confira!
O que é um seguro?
Antes de explicarmos se um seguro pode ser considerado uma despesa ou um investimento, vamos mostrar a fundo o que é esse serviço. Você já se viu em uma situação onde um imprevisto impactou completamente os seus planos, como em um acidente veicular?
Nesse tipo de momento, você precisaria desembolsar uma quantia considerável para utilizar o seu carro de novo. Devemos também considerar os acidentes que envolvem terceiros e que podem exigir mais gastos para o conserto do outro automóvel — e, em alguns casos, os altos valores de indenização.
Além desse cenário, existem inúmeras outras ocorrências que podem ocorrer de surpresa e trazer prejuízos incalculáveis. Para isso, os seguros foram desenvolvidos com um objetivo que muitos não sabem. Além de ressarcir os segurados financeiramente em determinados momentos, esse serviço proporciona o maior benefício de todos: mais tranquilidade para aproveitar a vida.
Ao contratar uma apólice, você poderá livrar a sua mente da preocupação e focar apenas no seu bem-estar. Chega de ansiedade caso surja algum imprevisto. Lidar com as adversidades da vida fica mais leve e tolerável à medida que você conta com o amparo necessário para superar os obstáculos.
Ainda que você possa se ver em situações desagradáveis, como ser assaltado e perder o seu celular, é possível contar com uma mão amiga para auxiliá-lo. As seguradoras oferecem vários tipos de seguro para seus clientes se protegerem e se sentirem tranquilos ao longo de suas vidas.
Dessa maneira, você nunca se sentirá sozinho, mesmo em momentos em que tudo parecer perdido, já que a vasta rede de proteção dos seguros pode contemplar vários aspectos de sua vida para uma solução o mais rápido possível aos seus problemas.
Como ele funciona?
Para explicar melhor como o seguro funciona, precisamos entrar em detalhes sobre cada tipo desse serviço. Por isso, antes de detalhar cada elemento, vamos trazer um resumo sobre os benefícios dos seguros em geral.
Ao contratar esse tipo de serviço e escolher as coberturas mais adequadas ao seu tipo de perfil, o segurado pode acionar a qualquer momento um sinistro — situação coberta pelo contrato de acordo com as escolhas feitas pelo cliente. Com isso, a seguradora vai avaliar a ocorrência e, caso tudo esteja de acordo, fornecerá a indenização combinada ao segurado.
Para isso, é necessário arcar com uma taxa que pode ser tanto mensal, trimestral, semestral ou anual — também conhecida como prêmio. Assim, mantendo o pagamento em dia, o segurado conta com todos os benefícios contratados durante a vigência de sua apólice e garante mais tranquilidade para o seu dia a dia.
Normalmente, esse tipo de serviço conta com a cobertura básica e as adicionais. A primeira trata das proteções mínimas necessárias para trazer conforto e segurança ao segurado. Já as adicionais servem como uma forma de complementar e ampliar a rede de proteção e minimizar ainda mais os prejuízos que possíveis incidentes podem trazer.
Quais são os tipos de seguro?
Quando falamos sobre seguro, é preciso entender que existem vários tipos desse serviço. Assim, é possível contemplar as mais diferentes necessidades e garantir que todos os aspectos importantes de sua vida estarão protegidos.
Separamos uma lista para você conhecer melhor os tipos de seguro e como eles podem beneficiar o seu dia a dia.
Seguro de vida
Você provavelmente já pensou o que aconteceria com seus entes queridos caso partisse de repente, não é mesmo? Esse tipo de preocupação é capaz de tirar noites de sono, ainda mais quando você é o principal provedor de seu lar. Por isso, o seguro de vida é o serviço mais indicado para esse tipo de situação e várias outras.
Com esse tipo de apólice, você garante toda a estabilidade necessária para que seus entes queridos tenham um novo recomeço mesmo após a sua partida. Eles poderão contar com um montante financeiro capaz de suprir a sua ausência para qualquer finalidade, como quitar dívidas ou comprar um apartamento para iniciar uma nova fase em suas vidas.
Além disso, o próprio segurado também pode se aproveitar da indenização em vida. As coberturas adicionais desse serviço trazem amparo em situações de invalidez permanente ou temporária, garantindo o pagamento de diárias correspondentes aos seus ganhos.
Por isso, esse tipo de seguro pode trazer incríveis melhorias à qualidade de vida dos segurados e seus beneficiários. A incerteza sobre o futuro deixa de ser uma prioridade em sua mente, possibilitando um melhor aproveitamento dos pequenos momentos em seus dias.
Seguro para acidentes pessoais
O seguro para acidentes pessoais é um serviço com excelentes benefícios e que pode proporcionar mais segurança à vida das pessoas. Como o seu nome sugere, ele traz proteção para o segurado em relação aos possíveis acidentes que uma pessoa pode sofrer no dia a dia.
Suas coberturas trazem assistência em vida para custear o tratamento do segurado e evitar dívidas durante um período de afastamento, por exemplo. Ele também permite indenizar seus beneficiários em caso de morte, trazendo um ótimo amparo para que seus entes queridos possam superar um momento de dificuldade com mais conforto.
Inclusive, falar assim pode dar a impressão que ainda estamos nos referindo ao seguro de vida, não acha? Acontece que esses dois serviços são realmente bastante parecidos um com o outro. A grande diferença do seguro de acidentes pessoais é que ele só permite indenizar os beneficiários em caso de morte acidental.
Em contrapartida, o seguro de vida permite indenizar os beneficiários em situações de morte natural ou decorrentes de doenças do segurado. Devido às suas características, o seguro de acidentes pessoais tem um custo muito mais acessível e, por isso, é mais indicado para pessoas que praticam atividades de risco, como operários ou motoristas.
Seguro viagem
Planejar um passeio é certamente um momento único. Viajar é um processo repleto de emoções e alegrias onde cada dia é mais intenso e prazeroso que o outro. Por isso, quando saímos de casa para conhecer novos lugares nós temos apenas um único objetivo: se livrar da tensão e estresse de nossa rotina.
Ainda que planejar e sair em viagem possa ser um momento repleto de alegrias, existem situações que podem trazer perturbações e estragar o seu passeio. Imagine ter a sua bagagem extraviada ou sofrer um acidente em outro país e não ter como custear os serviços médicos hospitalares da região?
São situações extremamente desconcertantes que podem impactar negativamente em sua experiência. O mais recomendado ao sair do país é contratar um seguro viagem para acompanhá-lo em seu passeio e garantir tranquilidade durante todos os seus momentos fora.
Esse serviço traz proteções que podem ser direcionadas à sua vida, seus bens e de terceiros que estão te acompanhando na viagem, por exemplo. Um bom seguro viagem traz todo o amparo necessário para superar dificuldades em situações de emergência e outras eventualidades.
Seguro auto
Adquirir um veículo e conquistar a liberdade que esse tipo de investimento traz à nossa vida é simplesmente revolucionário. Poder ir de um lado para o outro sem depender de serviços públicos de transporte é um dos principais motivos que leva às pessoas a comprarem seus carros e motos.
Porém, ao considerar o alto custo que esse tipo de aquisição tem, é preciso considerar as melhores formas de proteger seus bens e evitar surpresas desagradáveis. Para isso, existe o seguro auto. Esse serviço vai muito além de um simples recurso para ressarcir um prejuízo proveniente de um acidente ou furto.
Ele traz a segurança e a tranquilidade necessárias para rodar com seu veículo sem preocupações sobre os possíveis incidentes que poderiam prejudicar o seu bem-estar. Entre as coberturas disponíveis, o seguro auto permite indenização para acidentes, perda total ou parcial, roubo e furto ou danos materiais a terceiros.
Outro ponto positivo do seguro auto é a possibilidade de personalização desse serviço. É possível contratá-lo apenas considerando as suas necessidades e garantir que você pagará apenas pelo que for realmente útil para o seu estilo de vida.
Assim, você evita desperdícios e ainda aproveita melhor o seu veículo sem ficar se perguntando o que você teria que fazer caso se envolvesse em um acidente ou tivesse o automóvel furtado.
Seguro patrimonial
Abrir o seu próprio negócio envolve grandes responsabilidades, principalmente para os seus funcionários que dependem de você para sustentarem suas famílias. Por isso, é fundamental garantir o funcionamento do seu empreendimento e evitar problemas que podem comprometer as suas operações.
O seguro patrimonial é um serviço com objetivo muito claro: a continuidade dos negócios. Assim, da mesma forma que você adquire uma apólice para proteger os seus bens, como veículos e smartphones, você também pode contratar esse serviço para proteger o seu empreendimento.
Entre as coberturas desse seguro, o segurado tem a garantia de indenização caso o seu negócio sofra danos provocados por fenômenos da natureza, incêndios, explosões ou fumaça, por exemplo.
Ao optar por esse seguro, é crucial avaliar bem as necessidades do seu negócio para fazer boas escolhas em relação a suas coberturas. Assim, você poderá ter mais tranquilidade em relação às situações que poderiam causar prejuízos imensuráveis ao seu negócio e impactar os seus resultados.
Seguro saúde
Contar com a rede pública de saúde nem sempre é a melhor alternativa para quem demanda urgência em um tratamento ou um exame. A longa demora pode ser um enorme problema, ainda mais considerando que alguns casos exigem cuidados imediatos para evitar grandes complicações.
Porém, a rede particular de atendimento também traz um grande obstáculo para a maioria dos brasileiros: seus custos elevados. Uma cirurgia de desvio de septo pode chegar a custar mais de R$ 6.000,00, fora os exames e os cuidados pós-cirúrgicos. Imagine agora um procedimento mais complexo.
Para contornar esse tipo de situação, temos o seguro saúde. Muitos confundem esse serviço com o plano de saúde convencional, porém, ele apresenta melhores benefícios e ainda é mais acessível. Ele dá a liberdade de os segurados escolherem profissionais, clínicas e hospitais para cuidarem de sua saúde.
Aqui, o segurado não depende de uma rede credenciada, podendo ser atendido aonde quiser. Assim, basta realizar a consulta e depois solicitar o reembolso dos gastos à seguradora. Dependendo da empresa escolhida, os reembolsos podem ser parciais ou integrais.
Esse serviço também conta com planos e coberturas que podem ser personalizadas de acordo com suas necessidades e cuidados. Por isso, o seguro saúde apresenta o melhor custo-benefício, principalmente quando comparado a um plano de saúde tradicional encontrado no mercado.
Seguro residencial
Por último temos o seguro residencial. Nosso lar é onde construímos nossa zona de conforto. É em casa onde nos sentimos mais confortáveis e seguros, livres dos riscos que circulam as ruas das cidades. Por isso, nada mais justo do que investir em sua proteção.
Com o seguro residencial, os segurados podem trazer mais segurança para dentro de casa e proteger os seus familiares e seus bens. Independente do tipo de moradia, esse seguro é fundamental para quem quer ir ao trabalho e não ter nenhuma surpresa desagradável envolvendo o seu lar.
Imagine sair de viagem para encontrar a sua casa toda revirada após ter sido alvo de um furto? Além do prejuízo, esse tipo de situação pode gerar grandes traumas que levariam anos para serem superados.
Ao contratar o seguro residencial, você pode amparar o seu lar com uma ótima proteção. Entre as principais coberturas, podemos listar:
- danos causados por fenômenos naturais;
- furto ou roubo;
- incêndio explosão, implosão e fumaça;
- danos a terceiros, danos em partes elétricas e hidráulicas.
Vale lembrar que o seguro residencial não é exclusivo aos proprietários do imóvel. Ele também serve para casas e apartamentos alugados. Inclusive, há uma cobertura voltada para pessoas que moram de aluguel.
Com ela, é possível garantir o pagamento do aluguel em um outro lugar caso o imóvel sofra algum dano e exija manutenção e reparos. Essa cobertura também pode beneficiar os seus inquilinos cobrindo o prejuízo de devedores caso a pessoa não cumpra com suas obrigações dentro do prazo por longos períodos.
O seguro é uma despesa ou um investimento?
Até agora apresentamos mais a fundo o que é um seguro, como funcionam e quais são os principais tipos disponíveis no mercado. Com isso, já é possível afirmar: seguro é um investimento sim. Em alguns casos isso fica muito mais explícito, como em um seguro de vida resgatável.
Nesse modelo, o segurado tem um prazo mínimo de 24 meses para resgatar os valores aplicados que são ajustados conforme a inflação e podem trazer lucros com o passar do tempo. Porém, é preciso enxergar no médio e longo prazo.
Além de melhorar significativamente a sua qualidade de vida, o seguro também proporciona mais conforto e tranquilidade ao considerar os imprevistos do dia a dia e como ele pode ampará-lo mesmo nas situações mais delicadas.
Por isso, o seguro é um investimento em diversos aspectos da sua vida e não apenas no lado financeiro das coisas. Ao contrário do que muitos dizem quando se referem aos custos que a contratação de um seguro, é preciso entender que não existe um seguro caro.
O que pode acontecer é a falta de conhecimento na hora de adquirir uma apólice, que pode encarecer o serviço além do que será necessário para você aproveitar seus benefícios. Por isso, uma orientação especializada é a melhor garantia de que o seu contrato será desenvolvido considerando apenas o seu perfil e trazendo o que há de melhor para o seu dia a dia.
Ao adquirir um seguro, você está garantindo a proteção de seu patrimônio, sua vida e também o cuidado de seus entes queridos e terceiros. Por isso, ele é um investimento diretamente ligado ao seu bem-estar e é capaz de proporcionar mais tranquilidade e leveza ao seu dia a dia.
Por que vale a pena investir em um seguro?
Se você tiver que escolher entre dois caminhos: um mais curto, porém perigoso, e outro mais longo, mas seguro, qual escolheria? A vida é cheia de escolhas, e nem todas apresentam riscos e benefícios como nessa pergunta.
É preciso considerar bem suas alternativas e tentar enxergar as suas consequências e impactos. Nem sempre somos capazes de mensurar como as situações vão terminar. Porém, existem formas de se precaver e proteger os seus bens e entes queridos.
O seguro é a melhor solução para livrar a sua mente de preocupações, possibilitando viver cada momento com mais intensidade e emoção. Ao investir nesse serviço, você traz à sua rotina uma camada de proteção contra as adversidades da vida.
Cada modalidade de seguro é desenvolvida para contemplar diferentes situações. Por isso, basta avaliar quais são as mais adequadas ao seu dia a dia e garantir que você estará amparado a todo o momento.
Assim, você poderá proteger seu patrimônio e garantir que tudo que construiu e conquistou será preservado da melhor maneira possível. O seguro ajudará na hora de lidar com perdas e prejuízos com mais praticidade e eficiência, o livrando de problemas que podem tirar várias noites de sono até serem resolvidos.
Uma vida livre de preocupações vale muito mais do que viver constantemente em alerta. Contratar um seguro é uma forma de investir em si mesmo e no bem-estar de todos ao seu redor.
Quais são os cuidados ao escolher um seguro?
Contratar um seguro é uma importante decisão que fazemos para melhorar a nossa qualidade de vida. Por isso, separamos os principais cuidados que você deve ter para evitar dores de cabeça e garantir a qualidade do seu investimento. Confira!
Busque conhecer a seguradora e o seu corretor
O primeiro passo para fazer uma boa contratação é contar com uma seguradora de confiança. Assim, você terá um auxílio especializado desde a cotação até a assinatura do contrato. Lembre-se de que o seguro deve beneficiar a sua vida e não trazer mais problemas.
Por isso, procure fazer uma pesquisa no mercado e fazer sua cotação apenas nas seguradoras de melhor reputação. Também é preciso verificar se a empresa conta com profissionais registrados no SUSEP — que é o órgão que regulamenta as atividades de seguro no país.
Compare as suas necessidades com o contrato escolhido
Como você está investindo em sua qualidade de vida, nada melhor do que avaliar as coberturas e se certificar de que elas servirão como um aprimoramento para o seu dia a dia. Contratar de mais ou de menos com certeza impactará em sua experiência, resultando em insatisfação e possíveis prejuízos.
Pesquise sobre a assistência prestada pela seguradora
Outro ponto importante que deve ser avaliado antes de escolher o seu seguro é em relação à assistência fornecida pela seguradora. Imagine ter que acionar um sinistro e, quando a situação demandar mais urgência, você ficar na mão.
Procure entender como a empresa escolhida trabalha, quão ágil é o tempo de resposta até a resolução esperada e como é a qualidade do atendimento pós-venda da seguradora. Com isso, você terá mais garantias de contar com um bom serviço quando precisar de amparo.
Entenda os termos mais frequentes das apólices
O mercado de seguros conta com vários termos próprios que podem gerar dúvidas aos segurados. Quando falamos em prêmio, por exemplo, estamos nos referindo à taxa que o cliente deve pagar periodicamente para garantir os benefícios da apólice, por exemplo.
Ao entender mais a fundo sobre essa terminologia, é possível evitar confusões que acabam impactando negativamente na usabilidade de suas coberturas e, consequentemente, atrapalhando a sua experiência com o seguro escolhido.
Pronto! Como mostramos, contratar um seguro é uma forma de investir em seu bem-estar a médio e longo prazo. Ao fazer isso, procure fechar negócio com um parceiro confiável e regulamentado. Para isso, você pode acessar o site da SUSEP e procurar pelo nome da seguradora que deseja conferir a regulamentação.